G1 Santos

Escolas de samba do Grupo Especial emocionam na volta dos desfiles do carnaval santista

today11 de fevereiro de 2023 79

Fundo
share close

A primeira noite do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (14), foi marcada por muita emoção, não só pela folia na avenida, mas pela volta do evento, que não foi realizado nos últimos dois anos devido à pandemia. Na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, agremiações do acesso abriram a festa que foi coroada com os sambas enredos de quatro escolas do Grupo Especial: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.

A arquibancada estava lotada e, mesmo que não pôde comparecer ao evento, que está com ingressos esgotados, acompanhou ao vivo o carnaval santista pelo g1 e TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo. Neste sábado (11), a transmissão do último dia de desfiles começará após ‘o BBB 23’ com a exibição de mais cinco escolas da elite: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

O evento é organizado pela Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) com apoio da Secretaria de Cultura (Secult). Este é o sexto ano em que os desfiles das escolas ocorrem uma semana antes do carnaval atendendo à solicitação da Liga.



Na primeira noite de desfiles, as agremiações do Grupo de Acesso começaram a se apresentar a partir das 20h, com Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Por volta das 23h, entraram na avenida as agremiações do Grupo Especial. Neste sábado, mais uma vez as escolas de acesso darão início às atividades, com Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra.

Agremiação da Brasil apostou no resgate dos grandes carnavais, abusando da garra e tradição — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

A escola Brasil abriu o desfile com o enredo ‘Meu nome é Brasil, meu sobrenome é vitória. Delirei, afinal é Carnaval!’. A agremiação apostou no resgate dos grandes carnavais, abusando da garra e tradição no retorno à elite da folia santista.

De acordo com a presidente da escola, Sandra Franco, a escola mostrou o resultado de um trabalho em equipe. “Minha expectativa está muito positiva. Entramos em paz, amor e alegria. Foi impecável”, disse ela.

Escola apostou no enredo sobre os 50 anos de escola — Foto: Daniela Rucio

Em seguida, a agremiação Amazonense entrou com enredo em comemoração aos 50 anos de escola. Com o enredo ‘Mocidade Amazonense, 50 Anos de uma História de Amor e Tradição’, a escola buscou surpreender o público com a presença dos três fundadores, que estão vivos.

O fundador da escola, Judenir Nunes, comemorou o desfile e disse que todos fizeram sua parte com muita garra na avenida. “Para nós foi um sucesso. São 50 anos de glória e esse carnaval levantou a galera. Nós fizemos a nossa parte”, finalizou.

A escola x-9 falou sobre a proteção de São Jorge na avenida — Foto: Daniela Rucio

A escola X-9 foi a terceira agremiação a desfilar na Passarela do Samba e falou sobre a proteção de São Jorge, com o enredo: ‘Eu Andarei Vestido e Armado com Suas Armas! Salve Jorge’. A agremiação apostou no santo guerreiro para levar garra na avenida.

Segundo o Vice-presidente, Caio Nunes, a escola surpreendeu e todos os integrantes estavam alinhados. “Fizemos um desfile esplendoroso. A X-9 fez a parte dela e eu tenho certeza que vem coisa boa por ai”, falou ele.

A escola Mãos Entrelaçadas trouxe o Brasil com a representação de festas e da literatura — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Fechando a noite de desfiles do Grupo Especial, a escola Mãos Entrelaçadas entrou na Passarela do Samba apresentando o Brasil através de representações de festas e da literatura. Com o enredo ‘Uma Viagem Encantada pelo Brasil’, os carnavalescos apostaram na cultura popular.

O mestre da bateria, Belo Cabelo, contou que foi um desfile de superação. “Foram muitos desafios até chegar aqui. Nossa escola fez tudo na raça e conseguimos. Foi muito bom e conseguimos o melhor”, disse ele.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Santos Carnaval 2023 acontecerá na terça-feira (14), a partir do meio-dia, no Teatro Municipal Braz Cubas. A contagem dos votos é aberta apenas para os representantes das agremiações e à imprensa.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

projeto-‘musica-na-praca’-tem-flashback-com-a-banda go-back-revival,-neste-sabado-(11)

Prefeitura de Guarujá

Projeto ‘Música na Praça’ tem flashback com a banda Go Back Revival, neste sábado (11)

Outra opção para o mesmo dia, é o ‘Música no Mirante’, projeto que acontece no Mirante das Galhetas O Projeto ‘Música na Praça’ garante um retorno às memórias do passado neste fim de semana, na Praia de Pitangueiras, na Praça das Bandeiras.  É que a banda Go Back Revival se apresenta neste sábado (11), às 17 horas, com um repertório com várias músicas dos anos 70, 80 e 90.  Outra […]

today11 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%