G1 Mundo

Escritor e diplomata chileno Jorge Edwards morre aos 91 anos

today19 de março de 2023 12

Fundo
share close

O escritor e diplomata chileno Jorge Edwards morreu nesta sexta-feira (17) em Madri, capital da Espanha. À agência AFP, seu filho informou que o quadro de saúde de Edwards piorou na última semana em decorrência de uma diabetes, levando-o a uma internação. “Assim que voltou para casa, ele faleceu”, disse.

Jorge Edwards publicou 11 romances, cinco livros de contos e mais cinco livros não ficcionais ao longo de seis décadas de carreira. Suas obra mais famosas são “Persona Non Grata”, na qual narra suas experiências como embaixador chileno em Cuba, e “Adiós Poeta”, biografia do poeta Pablo Neruda, de quem era amigo pessoal.

Em 1999, foi homenageado com o Prêmio Miguel de Cervantes, o mais importante de língua espanhola.



No Twitter, o Instituto Cervantes se pronunciou sobre a morte de Edwards: “Perdemos um romancista excepcional, um ensaísta corajoso e um jornalista atento a todas as camadas da atualidade. Sentiremos falta de sua vitalidade e moral elevado”.

O português Almeida Faria e o chileno Jorge Edwards — Foto: Flavio Moraes/G1

Jorge Edwards nasceu em Santiago, em 1931. Ele se formou em direito pela Universidade do Chile e estudou na pós-graduação na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Ele foi diplomata de carreira entre 1957 e 1973, período em que trabalhou em Havana (Cuba), Lima (Peru) e Paris (França), seu último posto no cargo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-donald-trump-diz-que-sera-preso-na-terca-feira

G1 Mundo

Por que Donald Trump diz que será preso na terça-feira

A declaração, feita neste sábado (18), não foi confirmada pelos advogados dele, que ressaltaram que não receberam nenhuma informação das autoridades e que as especulações são baseadas somente em reportagens de alguns veículos de comunicação locais. Os promotores federais trabalham para encontrar indícios de crimes cometidos por Trump antes e durante o seu mandato como presidente. Segundo várias reportagens, uma acusação formal pode ser feita na próxima semana. Se essa […]

today19 de março de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%