G1 Mundo

Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México

today10 de dezembro de 2022 40

Fundo
share close

Estátua de calcário representa uma figura masculina, provavelmente um prisioneiro oferecido em um ritual, afirmam historiadores.




Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México

Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia e História do México (Inah) encontraram uma escultura maia de tamanho humano no sítio arqueológico de Oxkintok, no estado de Yucatán, sul do país. Os especialistas informaram na quarta-feira (7) que a escultura de calcário representa uma figura masculina, provavelmente um prisioneiro oferecido em um ritual.

Os arqueólogos encontraram a estátua em um dos prédios em restauração, onde os cientistas também encontraram gravuras e inscrições nas paredes e degraus da estrutura. “[A escultura] representa diferentes ideias da cosmovisão maia”, disse Luis Pantoj, diretor do projeto Oxkintok.

Karla Martinez, restauradora do Inah, contou que Oxkintok é muito importante por ter muitas gravuras e inscrições que indicam datas, personagens e nomes do lugar aos historiadores. “Nesse caso, essas etapas nos fornecem informações sobre a época em que a estrutura foi construída”, afirmou Martinez. “Há também algumas gravuras relacionadas ao local e possivelmente o nome da pessoa a quem este local foi dedicado.”

A civilização maia ocupou a Mesoamérica por milhares de anos, de 2 000 a.C até 1697 d.C.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

politica-na-arquibancada:-como-as-torcidas-do-marrocos-usam-os-jogos-de-futebol-para-expressar-suas-insatisfacoes

G1 Mundo

Política na arquibancada: como as torcidas do Marrocos usam os jogos de futebol para expressar suas insatisfações

Entre os cantos politizados das organizadas, se destacam os seguintes: Uma canção da organizada do Raja Casablanca virou um hit nos estádios. O título é “No meu país eu sou injustiçado”. A letra ataca os corruptos por acabarem com as oportunidades econômicas dos jovens no Marrocos.Uma organizada do Wydad, um outro time de Casablanca, tem uma música chamada “Livre e rebelde”; a letra fala do desemprego entre os jovens e […]

today10 de dezembro de 2022 162

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%