G1 Mundo

Eslováquia entrega primeiros jatos Mig-29 para a Ucrânia

today23 de março de 2023 15

Fundo
share close

Por essa ajuda, os Estados Unidos ofereceram à Eslováquia um bilhão de dólares em armas. País é o segundo membro da Otan a atender aos apelos do governo ucraniano por aviões de guerra.


Um jato MiG-29 é visto na Base Aérea de Silac, na Eslováquia, antes de ser enviado à Ucrânia, em imagem divulgada em 23 de março de 2023 — Foto: Ministério da Defesa da Eslováquia/Divulgação via Reuters



O governo do Eslováquia anunciou nesta quinta-feira (23) que entregou 4 jatos MiG-29 à Ucrânia, tornando-se o segundo país membro da Otan a atender aos apelos do governo ucraniano por aviões de guerra para ajudar a se defender contra a invasão da Rússia.

Tanto a Polônia quanto a Eslováquia haviam indicado anteriormente que estavam prontas para conceder os pedidos da Ucrânia por aeronaves militares, mas apenas como parte de uma coalizão internacional mais ampla.

No total, a Eslováquia anunciou o envio de 13 caças MiG-29. Por causa dessa ajuda, os Estados Unidos ofereceram à Eslováquia 12 novos helicópteros Bell AH-1Z Viper com um desconto de dois terços do preço padrão. O acordo, divulgado nesta quarta-feira (22), permitirá que os eslovacos paguem US$ 340 milhões em três a quatro anos por um pacote com valor superior a US$ 1 bilhão.

“Esta oferta é extremamente vantajosa e aumentará significativamente o potencial de defesa da Eslováquia“, disse Jaroslav Nad, ministro da Defesa da Eslováquia, em publicação nas redes sociais.

Além dos helicópteros, a oferta inclui acessórios, formação para pilotos e técnicos; e mais de 500 mísseis AGM-114 Hellfire.

Nad afirmou que a oferta do helicóptero se deve em parte ao seu apoio à vizinha Ucrânia e também à compensação indireta pelo atraso na entrega dos caças F-16 que o país encomendou em 2018 e que agora devem chegar em 2024.

Os quatro caças MiG-29 são vistos na Base Aérea de Silac, na Eslováquia, antes de serem enviados à Ucrânia, em imagem divulgada em 23 de março de 2023 — Foto: Ministério da Defesa da Eslováquia/Divulgação

Um par de jatos MiG-29 decola na Base Aérea de Silac, na Eslováquia, nesta imagem estática tirada de um vídeo divulgado em 23 de março de 2023 — Foto: Ministério da Defesa da Eslováquia/Divulgação via Reuters

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-debate-propostas-do-plano-metropolitano-de-direitos-humanos

Prefeitura de Guarujá

Guarujá debate propostas do Plano Metropolitano de Direitos Humanos

Evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé pautou ações voltadas aos eixos de educação e cultura Guarujá sediou a primeira escuta setorial do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na tarde de terça-feira (21), que tem por objetivo desenvolver o Plano Metropolitano de Direitos Humanos. O evento foi alusivo […]

today23 de março de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%