G1 Santos

Espécie de papagaio visada pelo tráfico é mapeada no litoral de SP e preocupa especialistas; FOTOS

today9 de junho de 2024 10

Fundo
share close

Censo constatou que existem 454 papagaios-de-cara-roxa na zona rural de Peruíbe e Itanhaém. O ideal seria, no mínimo, 500 indivíduos da espécie, que está ameaçada de extinção no Estado de SP e é alvo de tráfico de animais.


Censo foi feito para ajudar na atuação da conservação dos papagaios-de-cara-roxa no litoral de São Paulo — Foto: Davi Pasqualetti e Karina Ávila



Um grupo de especialistas em aves constatou que Peruíbe e Itanhaém, no litoral de São Paulo, possui uma população de 454 papagaios-de-cara-roxa. O censo foi realizado para ajudar na atuação da conservação da espécie, que está ameaçada de extinção no Estado e é alvo do tráfico de animais.

O ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima explicou à equipe de reportagem que se dividiu pela região com mais nove integrantes do Grupo de Observadores de Aves (GOA) de Peruíbe. Eles foram próximo do horário em que os animas se reúnem para dormir e responderam as seguintes questões:

  • 🦜Quantos papagaios-de-cara-roxa têm na região? 454.

  • 🧭De qual direção eles chegam? A maioria veio da própria zona rural de Peruíbe e alguns do Centro da mesma cidade.

  • ⏱️E em qual horário? A partir das 16h30.

  • 🌦️Em quais condições meteorológicas? Durante o outono e inverno, as aves preferem dormir em grandes bandos nas copas das árvores para se proteger. Já na primavera e no verão, elas se separam e cada casal faz o próprio ninho no oco das árvores.

  • 🦜🦜Quantos chegam juntos? Eles chegaram a maioria em casais ou bandos de três a quatro indivíduos.

Papagaios-de-cara-roxa são visados pelo tráfico de animal silvestre e está ameaçado de extinção no Estado de São Paulo — Foto: Bruno Neri

De acordo com Bruno, a quantidade encontrada é preocupante. Para garantir a sobrevivência dos papagaios-de-cara-roxa na região, no mínimo, 500 indivíduos deveriam ter sido encontrados, já que a espécie sofre com doenças, predação e captura para tráfico de animais silvestres.

“Essa população de papagaios é uma das maiores preocupações ambientais de Peruíbe, tanto que estamos tentando decretar uma Unidade de Conservação Municipal para proteger essa espécie. Esse censo é primordial”, afirmou Bruno.

O especialista destacou que o censo de aves serve para que o Poder Público e Organizações não governamentais (ONGs) possam ter base para atuar na conservação das espécies.

Censo dos papagaios-de-cara-roxa foi realizado na zona rural de Peruíbe e Itanhaém — Foto: Bruno Neri

Tráfico de animais silvestres no Brasil

No Brasil, a pena para quem caça ou retira animais silvestres da natureza em geral é uma multa.

Apesar de não existir números consolidados sobre o tráfico internacional de animais no país. Um levantamento da ONG Freeland, com base em notícias, aponta que mais de 140 mil animais foram apreendidos no Brasil entre 2018 e 2022, além de quase 900 ovos.

Censo apontou uma população de 454 papagaios-de-cara-roxa em Peruíbe e Itanhaém — Foto: Sandra Pentristo

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

turista-morre-afogado-e-outros-banhistas-sao-resgatados-em-praia-do-litoral-de-sp

G1 Santos

Turista morre afogado e outros banhistas são resgatados em praia do litoral de SP

Afogamentos ocorreram em Bertioga (SP). Vítimas foram socorridas para um pronto-socorro, mas uma não resistiu. Praia da Enseada, em Bertioga (SP) — Foto: Rogério Soares/Jornal A Tribuna Um morador de São Paulo, de 40 anos, morreu afogado em uma praia de Bertioga, no litoral do estado. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), outros dois homens, de 39 e 38, que estavam com a vítima foram resgatados. O […]

today9 de junho de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%