G1 Mundo

Essequibo: Casa Branca procurou governo brasileiro pedindo ajuda para acalmar situação entre Venezuela e Guiana

today11 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

Por Ricardo Abreu

Repórter de política e apresentador na GloboNews.



Interlocutores do governo norte-americano fizeram chegar ao Planalto a preocupação com escalada da tensão entre os dois países.


A Casa BrancA em Washington, nos EUA. — Foto: Gary Cameron/Reuters

O governo dos Estados Unidos fez chegar ao Palácio do Planalto a sua preocupação com o aumento da tensão e possível escalada de um conflito armado na região de Essequibo, na Guiana, após o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, querer incorporar o território ao seu país. Nesta quinta-feira (14), uma reunião entre Nicolás Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, acontecerá em São Vicente e Granadinas, país do Caribe. O assessor especial da presidência da República, embaixador Celso Amorim, vai representar o Brasil no encontro.

Segundo fontes ligadas ao presidente Lula, a Casa Branca quer que recados sejam dados de forma clara, aos dois países. À Guiana, que o mais importante é a busca pela paz na região. E que, mesmo com o apoio dos Estados Unidos na questão, o país não pode acreditar que uma solução virá sem diálogo.

À Venezuela, o recado norte-americano é mais duro. De que qualquer sinal de avanço por parte de Maduro sofrerá com consequências, entre elas uma reviravolta no alívio das sanções econômicas dos Estados Unidos, no contexto dos compromissos estabelecidos envolvendo as eleições e a oposição venezuelana. O governo de Joe Biden crê que o governo Lula é o nome certo para mediar a situação.

Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o país “está consultando o Brasil e outros parceiros internacionais sobre a disputa fronteiriça entre a Venezuela e a Guiana”. A Embaixada lembra que Brasil e os Estados Unidos apoiam uma resolução pacífica desta disputa fronteiriça e completa o comunicado, reafirmando “o apoio inabalável dos Estados Unidos à soberania da Guiana.”

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-deve-se-reunir-com-familiares-de-brasileiro-mantido-refem-pelo-hamas,-diz-lider-no-senado

G1 Mundo

Lula deve se reunir com familiares de brasileiro mantido refém pelo Hamas, diz líder no Senado

Jaques fez publicamente o convite ao encontro, em sessão especial do Senado para discutir o conflito entre Israel e o Hamas, que contou com a participação de familiares de reféns israelenses do grupo terrorista. Segundo ele, a intenção de receber a família de Nisenbaum foi anunciada pelo presidente Lula, em reunião com articuladores do governo no Congresso na manhã desta segunda. A expectativa é que o encontro ocorra ainda nesta […]

today11 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%