G1 Mundo

Estado de papa emérito Bento 16 é grave, mas continua estável

today29 de dezembro de 2022 103

Fundo
share close

“Seu estado de saúde (de Bento 16) não mudou em relação a ontem”, quarta-feira (28), indicaram fontes do Vaticano, em contato com o monastério Mater Ecclesiae, lugar de residência do papa emérito, à agência de notícias italiana Ansa.

Segundo o Vaticano, papa emérito está “lúcido” e seu estado de saúde continua “estável”.

“O papa conseguiu descansar bem na noite passada, está acordado e está totalmente lúcido hoje, ainda que seu estado continue grave, a situação é estável”, anunciou em comunicado o diretor do serviço de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni.



Joseph Ratzinger, seu verdadeiro nome, de 95 anos, passou a noite sob controle constante de médicos e esse acompanhamento médico será mantido, precisou Ansa. Contactado pela AFP, a assessoria de imprensa do Vaticano se recusou a confirmar as informações.

“Sua saúde piorou em três dias. Suas funções vitais estão falhando, inclusive o coração”, precisou na quarta-feira, à AFP, uma fonte do Vaticano, acrescentando que nenhuma hospitalização foi prevista. A residência de Bento conta com o material médico necessário.

Na quarta-feira, Francisco visitou Bento 16 que, em suas aparições públicas dos últimos meses, parecia cada vez mais fragilizado, se locomovendo em cadeira de rodas, mas continuava recebendo visitas.

No último vídeo público em que aparece, divulgado pelo Vaticano em agosto, Bento está magro, usando um aparelho auditivo.

O presidente da Conferência Episcopal francesa, Éric de Moulins-Beaufort publicou no Twitter uma mensagem de apoio a Bento 16, em nome dos católicos da França.

O papa emérito, cujo pontificado de oito anos foi marcado por diversas crises, se viu envolvido, no começo de 2022, no drama da pedocriminalidade na Igreja.

Ele foi questionado por um relatório feito na Alemanha sobre sua gestão das violências sexuais que aconteceram quando foi arcebispo de Munique. Bento saiu de seu silêncio para pedir “perdão”, mas garantiu nunca ter encoberto criminosos.

Sua renúncia, anunciada em latim em 11 de fevereiro de 2013, foi uma decisão pessoal ligada à saúde e não à pressão dos escândalos envolvendo a Igreja Católica, garantiu Bento 16 em um livro de confidências publicado em 2016.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-lanca-mais-de-120-misseis-em-kiev-e-outras-cidades-ucranianas

G1 Mundo

Rússia lança mais de 120 mísseis em Kiev e outras cidades ucranianas

"29 de dezembro. Ataque maciço de mísseis [...] O inimigo ataca a Ucrânia de várias direções com mísseis de cruzeiro aéreos e marítimos, a partir de aviões e navios estratégicos", escreveu a Força Aérea ucraniana nas redes sociais. O assessor do gabinete presidencial, Mykhailo Podolyak, afirmou que mais de 120 mísseis foram disparados contra a Ucrânia "para destruir infraestrutura crítica e matar civis em massa". Depois de uma série de […]

today29 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%