Prefeitura de Guarujá

Estado pede ajuda com Plano de Ação Climática e Guarujá mostra que tem feito a lição de casa

today10 de junho de 2022 13

Fundo
share close

O subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani participou do evento no Casa Grande Hotel; Município apresentou este ano projeto pioneiro em todo o Brasil

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, esteve em Guarujá para convocar os municípios paulistas a se engajarem para montar um plano de ação climática eficaz. Ele foi um dos destaques do Painel Sustentabilidade e Meio Ambiente, que faz parte da programação do 5º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados realizado no Casa Grande Hotel Resort e Spa, em Guarujá.

Com o tema O Brasil que a Nação Deseja, ele abordou campanhas como a Race to Zero (Corrida ao Zero) e Race to Resilience (Corrida à Resiliência), a fim de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

“Devemos pensar, contando com a ajuda dos municípios, em como diminuir as emissões que vêm por meio de energia, transporte, indústria, agricultura, entre outros. Qual será o plano pactuado com os setores da economia?”, questionou Trani.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, a Cidade tem feito a sua parte. O Município é referência nacional com o projeto Nossos Mares, cujo objetivo é remover o lixo dos mares. A ação pioneira em todo o País foi apresentada em Recife, em fevereiro deste ano.



“Já foram retiradas mais de 20 toneladas de lixo das zonas costeiras de Guarujá, Santos e Bertioga entre 2019 e 2021. Hoje, 150 pescadores artesanais do bairro Perequê são remunerados de acordo com a quantidade de lixo retirada do mar”, explica o secretário municipal.

Atualmente, a Cidade busca recursos com o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) para ampliar o projeto para outras comunidades pesqueiras. “Guarujá tem investido em políticas públicas e pesquisas para o enfrentamento dos problemas relativos às mudanças climáticas, conforme dito pelo secretário estadual. Vamos agendar uma nova reunião com ele com o objetivo de levar nossos projetos em andamento”, diz o titular da pasta de Meio Ambiente de Guarujá.

Diálogo

A importância de uma parceria sólida e focada no combate às fake news foi o ponto principal do discurso feito pelo subprocurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Carlos Cosenzo, em painel sobre o Diálogo Institucional: Ministério Público e o Gestor Municipal. “Temos de iniciar esse processo antes de acontecer um momento de crise que se faça necessário o diálogo. É necessário um debate frequente, uma conversa diária, para que se construa uma parceria insolúvel”.

Destacando o momento atual de turbulência mundial por conta do enfrentamento da pandemia de covid-19o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São PauloThiago Pinheiro de Lima, também ressaltou a importância do diálogo. “Temos de trabalhar para ser uma nação plural, democrática e que dialoga”.

Visite Guarujá

A Pérola do Atlântico está com dois estandes no evento para divulgação das belezas naturais, pontos turísticos e demais potencialidades do Município. A escolha de Guarujá para receber o 5º Conexidades se deu durante a realização do evento em Olímpia, no ano passado. A realização é da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com a Associação Paulista de Municípios, da União dos Vereadores do Brasil, Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de São Paulo, Tribunal de Contas do Estado e apoiadores.

Serviço – A programação completa do Conexidades e mais informações estão no site www.conexidades.com.br.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

treinamento-da-portas-abertas-no-congo-e-interrompido-por-tiroteio

Gospel Prime

Treinamento da Portas Abertas no Congo é interrompido por tiroteio

Um treinamento da organização Portas Abertas em Kivu do Norte, estado da República Democrática do Congo, foi interrompido por um ataque de um homem armado. Embora não tenha informado se houve vitimas, a organização chamou a atenção para o aumento da perseguição contra cristãos naquela região, onde grupos extremistas islâmicos atuam. As regiões de Kivu do Norte e da província de Ituri, no Leste do país, são dominadas por grupos […]

today10 de junho de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%