G1 Santos

Estudante dada como ausente em prova do Enem garante nota na Justiça; entenda

today26 de janeiro de 2024

Fundo
share close

Uma estudante de Guarujá, no litoral de São Paulo, entrou na Justiça e garantiu a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que não havia sido lançada no sistema devido a uma falha. Embora tenha ido nos dois dias de provas, no segundo foi dada como ausente. Sem o resultado, ela não poderia se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para uma bolsa de estudos.

A representação judicial foi contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela aplicação do exame. Em nota, o órgão informou que segue o protocolo de monitoramento da divulgação das notas. (leia a nota ao final)

Vitória Emerenciano, de 18 anos, recém-concluiu o Ensino Médio e tem dois cursos na mira: Medicina ou Ciências do Esporte. Os sonhos e escolhas da jovem, no entanto, por pouco não foram adiados por um ano.



Assim que perceberam o termo ‘ausente’ no lugar da nota do Enem, acharam se tratar de um problema temporário. Acontece que a palavra não saiu do sistema. Diante disso, o Ministério da Educação (MEC) foi acionado.

A mãe de Vitória, a professora Marleide Emerenciano, de 49 anos, contou ter recebido um prazo para resposta até 15 de fevereiro. A situação, de acordo com ela, fez a filha passar mal. “Foi um ano difícil. Ela estudou o ano inteiro. A sessão é de impotência”, afirmou.

Marleide disse que não tinha como arcar com uma faculdade particular e nem esperar até dia 15 de fevereiro, sendo que a inscrição para o Sisu terminaria antes — encerrou na última segunda-feira (22).

A advogada Ariane Santos Barreto representou contra o Inep, que teve que responder em até 48h. Para o alívio de Vitória, o site foi atualizado. “Aliviada e feliz”, afirmou a mãe.

A advogada Ariane informou à equipe de reportagem que representa outras três estudantes com problemas iguais. Todas realizaram o Enem na Escola Estadual Prefeito Domingos de Souza, no Jardim Santa Maria, em Guarujá, identificaram o erro no resultado do segundo dia de prova.

Assim como Vitória, elas acionaram o Inep através de uma representação judicial e conseguiram reparar a questão. “Seria um dano irreparável se não tivessem feito essa correção”, afirmou a advogada.

Ariane disse acreditar que a situação possa ter causado dano psicológico às estudantes. Por este motivo, pretende processar os órgãos por dano moral por expectativa frustrada.

Em nota, o Inep disse que segue o protocolo de monitoramento da divulgação das notas do Enem e acompanha o trabalho realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa contratada para operação da prova.

A instituição garante que disponibiliza os resultados de todos os participantes que realizaram as provas e não descumpriram as regras previstas do edital.

O g1 entrou em contato com o MEC, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeito-de-guaruja-assina-ata-de-posse-do-conselho-municipal-da-juventude

Prefeitura de Guarujá

Prefeito de Guarujá assina ata de posse do Conselho Municipal da Juventude

Chefe do Executivo recebeu nova diretoria, que apresentou balanço do trabalho nos últimos anos e projetos futuros O prefeito de Guarujá assinou a ata de posse do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). O novo colegiado, eleito em dezembro de 2023, foi recebido pelo chefe do Executivo no Paço Municipal, na manhã da última sexta-feira (26). A importância do CMJ foi destacada pelo prefeito. “Os conselhos municipais são uma força muito […]

today26 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%