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Essa é a primeira vez que um acidente fatal ocorre em mais de 60 anos de expedição no local.
“Eu quebrei mesmo algumas regras. Mas acho que as quebrei com lógica e boa engenharia. Tem uma regra que diz para não misturar fibra de carbono e titânio, bom, eu misturei”, disse ele.
O cientista marinho Gregory Stone afirmou que Rush estava arriscando ao tentar avançar a tecnologia para fazer submarinos maiores irem mais fundo.
Guarda Costeira dos EUA confirma morte dos 5 passageiros do submarino que desapareceu no Oceano Atlântico — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
As diferenças do submersível começam pelo formato, que não era esférico. Nem era feito exclusivamente de titânio, um metal ultra-resistente.
Em formato de cilindro, o submersível era feito de fibra de carbono, material bem mais leve e barato. E contava com mais espaço interno do que os concorrentes. Por isso, acomodava o piloto e mais quatro passageiros, enquanto os outros levavam no máximo dois ocupantes.
Desde 2018, quando o Titan foi projetado, especialistas alertaram a OceanGate que ele não seguia as normas internacionais e poderia ter um fim catastrófico. O Titan fez 14 viagens com turistas ao Titanic em 2021 e 2022.
Na última, é provável que a câmara de pressão de fibra de carbono, submetida a tanto estresse, tenha finalmente cedido.
Simulação da implosão do submarino Titan — Foto: Reprodução
Agora, após a confirmação a tragédia, o foco dos trabalhos está em retirar do fundo do mar os destroços do Titan para tentar entender o que aconteceu.
Autoridades descartam colisão de submarino com Titanic: ‘pela área, indica implosão’
Como a principal hipótese é de implosão, não há nenhuma expectativa de que seja possível recuperar os corpos das vítimas.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Destroços do submersível Titan devem ser içados para investigação do que aconteceu
Por: G1
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Diversos alertas sobre a segurança do submersível Titan da OceanGate foram repetidamente ignorados pelo CEO da empresa quando comunicado pelo seu vice, revelam e-mails a que a rede estatal britânica BBC teve acesso. A empresa é a responsável pelo submarino que implodiu durante uma expedição que levava os passageiros para os escombros do Titanic. Entre as cinco vítimas estava o CEO da empresa, Stockton Rush, que também comandava a embarcação. […]
Marcos Vinicius
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