G1 Mundo

EUA alertaram Rússia sobre risco de ataque extremista em Moscou

today23 de março de 2024 1

Fundo
share close

O atentado de sexta-feira (22) em Moscou foi o pior na Rússia em 20 anos. O ataque começou por volta das 20h (14h em Brasília), quando a banda Picnic estava se preparando para tocar na casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, cidade próxima a Moscou.

Ao menos cinco homens começaram o ataque no saguão e, depois, invadiram o salão, de acordo com a agência de notícias Tass. Além de abrir fogo contra o público do show, os terroristas também detonaram explosivos dentro do recinto.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em seu canal no Telegram.



Há duas semanas, quando a embaixada norte-americana emitiu o alerta sobre a possibilidade de um ataque na Rússia, a FSB, a principal agência de inteligência russa, tinha anunciado que havia descoberto e impedido um ataque a uma sinagoga de Moscou, planejado por uma célula do Estado Islâmico.

O governo dos EUA disse que o Departamento de Estado (órgão semelhante ao Ministério de Relações Exteriores) enviou as informações às autoridades russas (os americanos têm uma política pela qual se obrigam a avisar outros países de riscos iminentes).

De acordo com o jornal americano “Washington Post”, autoridades dos EUA tinham recebido informações sobre a presença de um braço do Estado Islâmico na Rússia que já foi ativo em outros países, como Afeganistão, Paquistão e Irã.

Quando a embaixada dos EUA em Moscou disse que terroristas tinham planos para realizar atentados, o órgão afirmou especificamente que o alvo poderia ser um local de grande aglomeração de pessoas –inclusive shows— e pediu para que os cidadãos americanos na Rússia evitassem esses pontos.

Homens armados matam ao menos 40 pessoas em casa de shows em Moscou

Homens armados matam ao menos 40 pessoas em casa de shows em Moscou

Um vídeo mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas (veja acima). A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas.

Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local.

Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu, e então se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.

Foram ouvidas duas explosões no local, e o local pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas, segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento por causa das explosões e dos tiros.

Rússia tem longo histórico de ataques terroristas

Rússia tem longo histórico de ataques terroristas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem, mas um aliado próximo dele, Dmitry Medvedev, disse que tanto os atiradores como as pessoas por trás do atentado serão perseguidos e mortos.

“Todos eles devem ser encontrados e destruídos sem pena, como terroristas. Morte por morte”, afirmou em seu canal no Telegram.

O governo da Rússia disse que Putin foi informado do ataque logo nos primeiros minutos e que tem sido constantemente atualizado dos fatos.

“O presidente recebe constantemente informações sobre o que está acontecendo e sobre as medidas sendo tomadas por todos os serviços relevantes. O chefe de Estado deu todas as instruções necessárias”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A Rússia intensificou a segurança em aeroportos e estações em toda a capital, uma vasta região urbana que abriga 21 milhões de pessoas. Todos os eventos públicos de larga escala foram cancelados no país.

Localização do Crocus City Hall, em Krasnogorsk, na Rússia — Foto: Kayan Albertin/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-morre-apos-ser-baleado-por-pms-dentro-de-imovel-em-guaruja,-sp;-sobe-para-51-o-numero-de-mortos-na-operacao-verao

G1 Santos

Homem morre após ser baleado por PMs dentro de imóvel em Guarujá, SP; sobe para 51 o número de mortos na Operação Verão

Um homem, ainda não identificado, morreu após ser baleado por policiais militares no bairro Santa Rosa, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele estava armado dentro de um imóvel utilizado como depósitos de drogas e armas. Com o caso, sobe para 51 o número de mortes durante a Operação Verão. Os policiais informaram que possuíam câmeras corporais, mas elas estavam inoperantes. Segundo o boletim de ocorrência, por volta das […]

today23 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%