Gospel Prime

Evangélicos já são maioria na América Central, diz pesquisa

today28 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Uma pesquisa consduzida pela M&R Consultores em 2023 revelou que a fé evangélica se tornou a religião majoritária na América Central.  Na região, 42% agora se identificam como protestantes, a grande maioria sendo cristãos evangélicos, enquanto 39,9% se identificam como católicos romanos. 

De acordo com Evangelical Focus, a pesquisa foi realizada nos países da Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá, El Salvador e Honduras.  Raúl Obregón, da empresa de consultoria, a intenção deste projeto é avaliar e medir periodicamente e sistematicamente como a religião está evoluindo na América Central. 

Nesse sentido, um caso representativo da mudança na tendência é o da Nicarágua. Desde 1950, a Igreja Católica perdeu 60% de seus adeptos no país e atualmente apenas um em cada três pessoas professa essa religião. Em 1950, 96% da população nicaraguense participava de atividades católicas; hoje são apenas 34%. Os não católicos eram 4,2% há mais de 40 anos, mas a figura subiu para 65% em 2023. 

Enquanto isso, na América Central, mais da metade daqueles que não se consideram mais católicos dizem que agora são protestantes. Os resultados da pesquisa da M&R Consultores destacam que os cristãos evangélicos (42%) estão mais comprometidos com atividades religiosas regulares e cultos do que os católicos (21%).

Além disso, evangélicos (47%) também mostram um maior comprometimento com a oração e a leitura da Bíblia (47%) do que os católicos romanos (25%). Da mesma forma, 25% dos católicos dizem que praticam o dízimo, enquanto 68% afirmam o mesmo. Quanto às ofertas, 80% dos católicos dizem participar, também menos que os evangélicos (86%).



A pesquisa também aponta a diferenças nas posições sobre debates éticos. A resposta à prática homossexual é considerada um pecado por 61% dos católicos, enquanto para os evangélicos o número sobe para 85%. Assim, 61% dos evangélicos concordam que tanto o homem quanto a mulher devem se guardar para o casamento, enquanto 43,5% dos católicos acreditam nisso.

Por fim, os resultados mostram que 40% dos católicos concordam que o casamento só deve terminar com a morte de um dos cônjuges, em comparação com 59% dos evangélicos. Sobre a legalização do aborto, 6,6% dos evangélicos consideram que é uma decisão livre da mulher sobre seu próprio corpo, em comparação com 8% dos católicos. 




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forum-esfera-brasil-fomenta-turismo-corporativo-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Fórum Esfera Brasil fomenta turismo corporativo em Guarujá

Comprovando sua vocação para o turismo corporativo, Guarujá recebeu, no último final de semana, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum Esfera Brasil. O evento aconteceu no Casa Grande Hotel Resort & Spa, na Enseada, e reuniu diversas autoridades de todo o País, entre eles os ministros Dias Tóffolli (Supremo Tribunal Federal), Paulo Pimenta (Comunicações), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social […]

today28 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%