G1 Mundo

Ex-assessor de Trump é condenado a 4 meses de prisão por desacato ao Congresso

today26 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

O comitê investigou o ataque de 6 de janeiro por apoiadores de Trump e tentativas mais amplas do ex-presidente de reverter sua derrota eleitoral de 2020 para o democrata Joe Biden.


Peter Navarro em setembro de 2023 — Foto: Leah Millis/Reuters



Peter Navarro, ex-assessor comercial do ex-presidente norte-americano Donald Trump, foi condenado nesta quinta-feira (25) a quatro meses de prisão por desacato ao Congresso após se recusar a cooperar com a investigação sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 contra o prédio do Congresso dos Estados Unidos, conhecido como Capitólio.

Promotores federais pediram que o juiz federal Amit Mehta aplicasse uma sentença de seis meses a Navarro, argumentando que ele priorizou sua lealdade a Trump em detrimento ao Estado de direito.

Os advogados de Navarro estão pedindo liberdade condicional, dizendo que o ex-assessor da Casa Branca acreditava que não precisava cooperar com o Congresso porque achou que Trump havia invocado a doutrina legal do privilégio executivo, que protege alguns registros e comunicações presidenciais de serem divulgados.  

Navarro foi condenado em setembro em duas acusações de desacato ao Congresso por desafiar uma intimação para entregar documentos e prestar depoimento a um painel da Câmara liderado pelos democratas. 

“Eles me levaram a acreditar que privilégio havia sido invocado e que eles o aceitaram”, disse Navarro, nesta quinta-feira, ao comitê da Casa.

O comitê investigou o ataque de 6 de janeiro por apoiadores de Trump e tentativas mais amplas do ex-presidente de reverter sua derrota eleitoral de 2020 para o democrata Joe Biden. 

Trump se recusa a assumir responsabilidade por ataque ao congresso dos EUA

Trump se recusa a assumir responsabilidade por ataque ao congresso dos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-tem-o-janeiro-mais-chuvoso-desde-2010-e-morros-estao-em-estado-de-atencao

G1 Santos

Santos tem o janeiro mais chuvoso desde 2010 e morros estão em estado de atenção

Santos, no litoral de São Paulo, registrou 293,8 milímetros (mm) de chuva nos últimos três dias. Esse volume representa quase 90% da média história para todo o mês. No acumulado, até o momento, são 511,6 mm, o que faz o mês de janeiro de 2024 ser o mais chuvoso desde 2010. De acordo com dados da Defesa Civil do Município, o impacto dessas chuvas se reflete nos morros da cidade, […]

today25 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%