G1 Mundo

Ex-presidente do Chile Sebástian Piñera morre em acidente de helicóptero; repercussão

today6 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

O acidente aconteceu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. O “La Tercera” afirma que o ex-presidente estava voltando de uma visita a um amigo, o empresário José Cox, com outras três pessoas. A rede CNN do Chile afirma que Piñera costuma pilotar seu helicóptero.

A morte do ex-presidente repercute no país e no exterior.

Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda.”



Lula publica mensagem sobre a morte de Sebástian Piñera — Foto: Reprodução

Michel Temer, ex-presidente

“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do amigo e líder latino-americano, Sebastián Piñera. Ainda há poucos dias estivemos juntos e pude, mais uma vez, desfrutar da sua inteligência, nobreza e, sobretudo, da sua energia. Virtudes que o levaram a governar seu país por duas vezes. O Chile e a América Latina perdem um grande líder. E eu perco um grande amigo. Minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo chileno.”

Ex-presidente Michel Temer sobre a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro, ex-presidente

“Com profundo pesar o passamento de @sebastianpinera , ex-presidente do Chile. Fomos aliados no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos. Uma lacuna irreparável para nossos irmãos chilenos. Que Deus conforte seus parentes e amigos, bem como a todos aqueles que têm em seus corações Deus, Pátria, Família e Liberdade.”

Jair Bolsonaro lamenta morte de Sebástian Piñera — Foto: Reprodução

Gabriel Boric, presidente do Chile

“Desejo expressar minhas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que fizeram parte dos dois governos do ex-presidente Sebastián Piñera Echenique. Em especial, envio um abraço carinhoso e fraterno à sua esposa, Cecilia Morel, aos seus filhos, Magdalena, Cecilia, Sebastián e Cristóbal, e também a todos os chilenos e chilenas que hoje recebem esta notícia com pesar e dor.”

Presidente do Chile, Gabriel Boric, publica mensagem sobre morte de Piñera — Foto: Reprodução

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

“Conheci o Presidente Piñera há vários anos. Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e comigo pessoalmente. Como prova disso, basta mencionar seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia. Aos chilenos e sua família, minhas condolências. Descanse em paz.”

Tuíte do presidente do Uruguai, Lacalle Pou — Foto: Reprodução

“Em nome do Estado Argentino, enviamos nossas condolências aos seus familiares, amigos e a todo o povo chileno”, divulgou o gabinente do presidente Javier Milei.

Gabinete do presidente argentino Javier Milei divulga nota sobre a morte de Sebástian Piñera — Foto: Reprodução

Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina

“Tristeza imensa pela morte do meu querido amigo Sebastián Piñera. Boa gente, comprometido como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e da democracia na América Latina… Realmente é uma perda total, irreparável. Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável. Todo meu carinho para sua família.”

Ex-presidente da Argentina Mauricio Macri lamenta a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina

Conheci Sebastián Piñera quando nós éramos presidentes. Lembro quando ele nos acompanhou nas comemorações do Bicentenário junto com os demais mandatários de toda a América do Sul. Como todos sabem, não tínhamos as mesmas ideias, mas sempre nos uniu uma relação de muito respeito. Ele era um homem de direita, mas profundamente democrático. Lembro-me com carinho do seu senso de humor e de sua família, que conheci no Chile. A eles, todas as minhas condolências.

Ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner sobre a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Rafael Correa, ex-presidente do Equador

“Apesar de nossas diferenças ideológicas, sempre mantivemos uma ótima relação como presidentes, e jamais esquecerei sua sincera preocupação no dia 30 de setembro de 2010.”

Rafael Correa, ex-presidente do Equador, sobre a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Ivan Duque, ex-presidente da Colômbia

“Sinto a maior dor pela morte do meu grande amigo e companheiro Sebastián Piñera. Um líder único, um ser humano íntegro e um amigo como poucos que sempre apoiou a Colômbia. Minha solidariedade com toda a sua família. Querido Sebastián, sempre estará em nossa memória e defenderemos seu legado.”

Ivan Duque, ex-presidente da Colômbia, lamenta a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia

A imprensa informa o lamentável falecimento do ex-presidente do Chile @sebastianpinera. Estive em vários encontros internacionais com ele e, embora não coincidíssemos ideologicamente, trabalhamos lado a lado em diversos temas. Meu pesar aos seus entes queridos e ao #povochileno.

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, lamenta a morte de Sebástian Piñera — Foto: Reprodução

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Nos unimos ao luto que aflige o povo chileno diante do lamentável falecimento do ex-presidente Sebastián Piñera. Da Venezuela, enviamos nossas sinceras palavras de apoio e solidariedade, desejando força a todos os seus familiares e amigos. Paz à sua alma!”

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre morte de Piñera — Foto: Reprodução

João Doria, ex-governador de SP

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera, vítima de acidente de helicóptero no sul do Chile. Na semana passada jantamos com o Presidente Piñera em São Paulo. Uma perda inestimável.”

Ex-governador de SP João Doria lamenta a morte de Piñera — Foto: Reprodução

Localização do local do acidente de Sebastián Piñera — Foto: Barbara Miranda/g1

O acidente aconteceu em Lago Ranco, na região central do Chile. O helicóptero caiu nas águas, e Piñera não conseguiu sair da aeronave.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-foi-sebastian-pinera,-ex-presidente-do-chile-que-morreu-aos-74-anos-em-acidente-de-helicoptero

G1 Mundo

Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que morreu aos 74 anos em acidente de helicóptero

Piñera, de direita, foi presidente do Chile por duas vezes: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Sua gestão interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda que governaram o Chile após a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. O presidente do Chile, Sebastián Piñera — Foto: Getty Images via BBC Piñera estava em seu primeiro mandato como presidente quando houve um acidente que deixou 33 mineiros […]

today6 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%