G1 Mundo

Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que morreu aos 74 anos em acidente de helicóptero

today6 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

Piñera, de direita, foi presidente do Chile por duas vezes: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Sua gestão interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda que governaram o Chile após a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera — Foto: Getty Images via BBC



Piñera estava em seu primeiro mandato como presidente quando houve um acidente que deixou 33 mineiros soterrados, em 2010. Eles ficaram presos durante dois meses e o presidente os recebeu quando foram resgatados. Relembre o caso.

O acidente aconteceu em Lago Ranco, na região central do Chile. O helicóptero caiu nas águas, e Piñera não conseguiu sair da aeronave.

O acidente de helicóptero ocorreu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. O jornal “La Tercera” afirma que o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e levava outras três pessoas. Os quatro estavam voltando de uma visita a um amigo de Piñera, José Cox. A aeronave caiu em um lago.

De acordo com o site do jornal, fontes do governo afirmaram que três pessoas foram encontradas vivas pelas equipes de emergência. Duas delas conseguiram nadar até a margem, e a terceira foi resgatada na água.

Quando os socorristas chegaram, a aeronave já estava submersa nas águas do lago. De acordo com notícias da midia latino-americana, o ex-presidente Piñera não conseguiu tirar o cinto de segurança. O corpo dele foi resgatado da água e levado por uma lancha até a margem.

O governo do Chile declarou luto oficial e afirmou que a cerimônia de velório e enterro terá as honrarias oficiais.

Localização do local do acidente de Sebastián Piñera — Foto: Barbara Miranda/g1

Quem foi Sebastián Piñera

Nascido em Santiago em 1949 em uma família de classe média, Sebastián Piñera foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, um engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.

Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile e cursou mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi professor assistente. Também deu aula em universidades chilenas.

Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre nesta terça-feira (06)

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre nesta terça-feira (06)

Piñera ingressou na carreira política em 1990, quando foi eleito senador, com uma candidatura independente. Depois, ingressou no partido Renovação Nacional.

Em 1993, o partido considerou lançar Piñera como candidato presidencial, mas desistiu após vir à tona um escândalo envolvendo o então senador. No caso, que ficou conhecido como “Piñeragate”, Piñera foi pego em escutas telefônicas pedindo para que fosse privilegiado em um debate.

Sebastián Piñera foi candidato presidencial em 2005 após presidir o partido Renovação Nacional entre 2001 e 2004, mas perdeu no segundo turno para Michelle Bachelet com 46,5% dos votos.

Nas eleições seguintes, ele se candidatou novamente e foi então eleito com 51,61% dos votos, contra o ex-presidente Eduardo Frei.

Sebastián Piñera era um empresário bilionário com fortuna avaliada pela Forbes em cerca de US$ 2,9 bilhões. Ele era uma das pessoas mais ricas do Chile

Na década de 1970, Piñera fundou sua primeira empresa, a construtora Toltén, vendida mais tarde por US$ 2 milhões, segundo o jornal “El Mercúrio”. Em 1978 o empresário conseguiu a representação no Chile para os cartões de crédito Visa e Mastercard e, então, criou o Bancard.

Piñera foi gerente-geral dos bancos Talca e Citicorp-Chile, presidente da Apple no Chile e acionista de algumas empresas, entre elas a Lan Chile (agora Latam, após a fusão com a brasileira TAM).

Em 2004, comprou a TV Chilevisión e foi o maior acionista da empresa controladora do time de futebol Colo-Colo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porta-ejetada-durante-voo:-aviao-saiu-da-fabrica-sem-parafusos-na-porta,-conclui-relatorio-dos-eua-sobre-o-caso

G1 Mundo

Porta ejetada durante voo: avião saiu da fábrica sem parafusos na porta, conclui relatório dos EUA sobre o caso

O documento, feito pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla inglês), que ficou responsável pela investigação do caso, indicou que o avião pode ter saído da fabricante já sem os parafusos. Segundo os investigadores, os parafusos haviam sido retirados na fábrica para um conserto e não foram colocados de volta. O documento divulgado nesta terça (6) é uma versão preliminar do relatório. Agora, a […]

today6 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%