Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
“Um exercício desta escala marca o regresso final e irrevogável da Otan às estratégias da Guerra Fria, quando o processo de planejamento militar, os recursos e as infraestruturas estavam sendo preparados para o confronto com a Rússia”, disse o ministro à agência de notícias estatal RIA.
“Estes exercícios são outro elemento da guerra híbrida desencadeada pelo Ocidente contra a Rússia”, disse Grushko à RIA.
Na última quinta-feira, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que vai convocar 90 mil soldados de países membros da aliança e da Suécia (leia mais abaixo).
O principal documento estratégico da Otan identifica a Rússia como a ameaça mais significativa e direta à segurança dos membros da organização.
Os militares vão participar de uma série de exercícios conjuntos que trabalharão com o cenário de um “ataque russo”, segundo o comandante-geral da Otan na Europa, o general Christopher Cavoli.
Moscou e o seu principal diplomata, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, acusam frequentemente o Ocidente de conduzir uma “guerra híbrida” contra a Rússia, apoiando a Ucrânia por meio de ajuda financeira e militar.
Exercício militar da Otan é o maior desde a Guerra Fria. — Foto: Kayan Albertin/g1
Segundo a Otan, para o exercício militar serão mobilizados mais de 1.200 veículos de combate:
Quando invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia alegou estar se defendendo diante de uma ameaça da Otan, que travava conversas com o governo ucraniano para uma possível entrada do país no bloco.
As negociações foram interrompidas desde então, mas, após a guerra estourar, a Finlândia, vizinha da Rússia e com quem compartilha uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros de extensão, decidiu ingressar na Otan.
A convocação recorde da Otan ocorre também no momento em que a Rússia intensificou ataques aéreos a grandes cidades na Ucrânia, em uma tentativa de mostrar força após meses sem conseguir avançar nas linhas de frente de batalha.
Atualmente, soldados russos controlam cerca de 20% do território ucraniano, em áreas no leste e no sul do país.
Entenda o que é a Otan
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Segundo as forças israelenses, a família foi notificada e será acompanhada. Não há informações de como ele foi morto. O corpo, segundo a agência de notícias AFP, permanece na Faixa de Gaza. O anúncio eleva para 28 o número de reféns mortos e cujos corpos se encontram retidos no território palestino, segundo um balanço da AFP com base em dados israelenses. O primeiro- ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sofre pressão […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)