G1 Mundo

Explosão rompe barragem de usina ucraniana, inunda cidade e ameaça maior central nuclear da Europa

today6 de junho de 2023 48

Fundo
share close

A cidade e toda a região são controladas atualmente pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.

Em algumas áreas, o nível da água subiu até 11 metros de altura. A região inteira – que tem cidades controladas tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia – entrou em estado de alerta, e centenas de pessoas já deixaram suas casas.

Imagem Reproduçãp/ Google Maps Imagem Reuters



— Foto 1: Reproduçãp/ Google Maps — Foto 2: Reuters

A explosão aconteceu na barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson. Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.

A barragem alvo do ataque foi construída em 1956 e possui um reservatório de 18 km³. Esse reservatório fornece água para a península da Crimeia e para a usina de Zaporizhzhia – a maior central nuclear da Europa – ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.

O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, e moradores do entorno do rio Dnipro, por onde passa a barragem, já deixaram suas casas, que ficaram alagadas.

Barragem é atingida durante ataque à Ucrânia; moradores estão sendo retirados do local

Barragem é atingida durante ataque à Ucrânia; moradores estão sendo retirados do local

Imagem de câmera de segurança mostra rompimento de barragem em Nova Khakova, no leste da Ucrânia, após uma explosão, em 6 de junho de 2023. — Foto: Reprodução via Reuters

O governador de Kherson, ligado ao governo da Ucrânia, disse que a água pode atingir níveis críticos nas próximas horas.

Imagem aérea mostra inundação após barragem ser explodida na Ucrânia — Foto: Reuters

A agência estatal de energia atômica da Ucrânia disse que a explosão da barragem coloca em risco a usina nuclear de Zaporizhzhia, que usa a água do reservatório para segurança da operação. No entanto, segundo a agência, a situação está sob controle.

De acordo com a agência estatal de energia hidrelétrica da Ucrânia, a usina de Kakhovka foi totalmente destruída depois de uma explosão na sala de máquinas, não podendo ser restaurada.

Imagens de satélite mostram dano em barragem de usina da Ucrânia — Foto: Maxar Technologies/Reuters

Após a Ucrânia anunciar que a barragem havia sido alvo de um bombardeio russo, o prefeito da cidade onde fica a usina, ligado ao governo russo, negou a explosão e disse que tudo estava “quieto e calmo”.

No entanto, o prefeito mudou a versão momentos depois, afirmando que a barragem tinha sido alvo de um bombardeio. Ele classificou o caso como um “sério ato terrorista”, acusando a Ucrânia.

Agências de notícias da Rússia afirmam que a barragem foi destruída por uma série de bombardeios ucranianos.

Já as autoridades ucranianas afirmaram que o presidente Volodymyr Zelensky convocou uma reunião de emergência para discutir a destruição da barragem.

A inteligência militar da Ucrânia disse que o caso é um crime de guerra.

“Os ocupantes explodiram a represa do reservatório de Kakhovka em pânico – este é um ato óbvio de terrorismo e um crime de guerra, que será provado em um tribunal internacional”, disse em comunicado.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

obras-do-vlt-interditam-a-avenida-conselheiro-rodrigues-alves-em-santos,-sp

G1 Santos

Obras do VLT interditam a avenida Conselheiro Rodrigues Alves em Santos, SP

A Avenida Conselheiro Rodrigues Alves terá um trecho interditado, a partir das 9h desta quarta-feira (7), para as obras de implantação da segunda fase do Veículo Leves Sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral de São Paulo. Os trabalhos serão realizados nos dois sentidos da via, entre as ruas Campos Melo e Silva Jardim, no bairro Macuco. Eles devem se estender até o próximo dia 20, data prevista para a […]

today6 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%