UOL Notícias

Fachin pede a Pacheco que adie entrada em vigor de projeto de novo Código Eleitoral

today26 de maio de 2022 20

Fundo
share close

BRASÍLIA, 26 Maio (Reuters) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, enviou nesta quinta-feira um ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em que demonstra preocupação com uma série de mudanças previstas em um projeto que consolida a legislação eleitoral em um único Código Eleitoral.

No documento, Fachin sugere, entre outras mudanças, que a proposta, se for aprovada pelos senadores, só entre em vigor em janeiro de 2023, o que não afetaria as eleições deste ano. Ele receia que a medida possa gerar “incerteza jurídica” se for aplicada imediatamente.

O projeto, que já passou pela Câmara, prevê que a iniciativa legislativa entre em vigor na data da sua publicação.

“A Justiça Eleitoral afirma, incansavelmente, que o conhecimento prévio das regras do jogo eleitoral, e a manutenção desse regramento durante todo o processo eleitoral, é uma garantia a todos os atores políticos e a toda a sociedade brasileira. Acrescenta-se, ainda, pelo que exposto, tratar-se de garantia indispensável da segurança jurídica em matéria eleitoral”, afirmou Fachin no ofício.

O presidente do TSE também tece considerações sobre o conteúdo da proposta. Ele disse que a mudança prevista no poder regulamentador da Justiça Eleitoral poderia comprometer, por exemplo, a realização de convenções partidárias e outras atividades preparatórias para as eleições.



Na semana passada, a Reuters mostrou que um grupo de senadores —tendo Rodrigo Pacheco à frente— decidiu se articular com a cúpula do Poder Judiciário para se contrapor, de forma coordenada, à estratégia do presidente Jair Bolsonaro de questionar a confiança do sistema eleitoral brasileiro usando as Forças Armadas como anteparo para suas investidas.

Pacheco tem buscado se aproximar cada vez mais de ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF).

(Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Pedro Fonseca)




Todos os créditos desta notícia pertecem a UOL Notícias.

Por: reuters

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-de-adolescente-cantando-nas-ruas-de-fortaleza-emociona

Gospel Prime

Vídeo de adolescente cantando nas ruas de Fortaleza emociona

A adolescente de 13 anos, Kemily Maciel Teixeira, causou emoção na internet ao ter compartilhado um vídeo em que aparece cantando “Paz da minha alma”, do cantor Jessé Aguiar, enquanto abraça uma mulher em prantos. O vídeo com as imagens da adolescente cantando o louvor na feira onde o pai trabalha, no Centro de Fortaleza, viralizou nas redes sociais, recebendo mais de 240 mil visualizações apenas em uma das publicações. […]

today26 de maio de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%