G1 Mundo

Faixa de Gaza é ‘prisão a céu aberto’, descreve especialista

today10 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

Uriã Fancelli analisa a situação extremamente crítica da população palestina que vive em meio aos ataques entre Hamas e Israel na região.




Gaza é 'prisão a céu aberto', diz especialista

Gaza é ‘prisão a céu aberto’, diz especialista

Em entrevista à GloboNews, Uriã Fancelli, especialista em Relações Internacionais, descreveu Gaza como uma “prisão a céu aberto” e analisou o que pode acontecer com a região, que é superpopulosa e extremamente pobre. Assista no vídeo acima.

“A última vez que Israel fez uma incursão por terra em Gaza foi em 2014, mas não é objetivo do país recuperar Gaza, porque é um elefante branco. O que você faz com um pedaço de terra desses que é completamente destruído, que é uma prisão a céu aberto, com 2,3 milhões habitantes”, avalia.

Para Fancelli, um dos maiores desafios é o que fazer com a população, que está ali presa no meio do conflito, que já dura anos. “Caso haja uma invasão, na hipótese que o Hamas seja exterminado, o que fazer? Você assume o controle, o governo deste país? Você passa para algum outro grupo, que na maior parte são rivais de Israel?”, diz.

Palestino nos escombros de um prédio destruído por ataques israelenses, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023 — Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Em sua análise, o especialista compara o deslocamento de pessoas do Sul Global e do Norte Global, fazendo um panorama de como foi o acolhimento de ucranianos em 2022, quando o país foi invadido pela Rússia:

“As pessoas viram a diferença de tratamento na guerra da Ucrânia, enquanto você tinha refugiados da África chegando, atravessando a Europa de barco, e essas pessoas eram muitas vezes deixadas no mar para se afogar, você tinha no Reino Unido países recebendo centenas de libras para as pessoas hospedarem os ucranianos nas suas casas. Então, eu acredito que isso possa ser mais um fator de divisão entre esse Norte e Sul global”.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-x-hamas:-veja-quantos-sao-os-estrangeiros-mortos-no-conflito-e-de-quais-nacionalidades

G1 Mundo

Israel x Hamas: veja quantos são os estrangeiros mortos no conflito e de quais nacionalidades

Autoridades de ao menos nove países confirmaram ter cidadãos entre os mortos: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Tailândia, Nepal, Camboja e Paraguai, totalizando 51 pessoas - algumas delas tinham cidadania israelense também. Ainda há vários estrangeiros desaparecidos. Confira no mapa os países que têm cidadãos entre os mortos: Veja a situação por país: Os três participavam de uma festa rave de música eletrônica no sul de Israel, perto […]

today10 de outubro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%