G1 Santos

Falta de acessibilidade em passarela de acesso às barcas para a travessia entre Santos e Vicente de Carvalho gera revolta: ‘péssimo’

today25 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Uma equipe da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, esteve no local nesta quarta-feira (25) e registrou idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, com dificuldade de locomoção e cadeirantes passando por apuros para conseguir chegar às barcas. A reportagem constatou que os elevadores estavam desativados.

Afora estes problemas, quando o elevador não está funcionando, como é o caso, as pessoas com dificuldade de locomoção são obrigadas a atravessar a Rua Antônio Prado, que tem fluxo intenso de veículos e, depois, uma linha férrea para chegar à passarela.

Aqueles que chegam de bicicleta dizem sofrer para carregar o veículo pela escadaria íngreme, e que a canaleta instalada para auxiliar o transporte de bicicletas não ajuda muito. Segundo relatos, o esforço é tão grande quanto levar a bike nos braços.



“Péssimo, uma falta de respeito com todos os brasileiros, afinal, somos nós que pagamos os impostos”, desabafou uma moradora que utiliza a passarela.

A autoridade portuária, responsável pela manutenção da passarela, informou que os elevadores estão paralisados para manutenção corretiva e que a guarda portuária está no local para auxiliar quem necessita atravessar pela via. A Santos Port Authority (SPA) disse, também, que não fez o projeto.

A SPA afirmou que apenas analisou as possíveis interferências nas atividades portuárias, e que o projeto foi submetido aos órgãos municipais. A autoridade portuária ressaltou que assumiu a manutenção da passarela a partir de sua doação, ocorrida no último dia 16 de janeiro.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que “o novo acesso foi implantado por obrigação da concessionária que administra o sistema ferroviário que serve ao Porto, junto à agência reguladora, para eliminação da passagem em nível”.

A administração municipal disse, ainda que a estrutura foi doada pela empresa à Autoridade Portuária, após análise e aprovação dos órgãos competentes.

“Os transtornos causados em decorrência da paralisação do elevador estão sendo sanados através de contrato de manutenção do equipamento assumido pela SPA e devidamente registrado na coordenadoria responsável da municipalidade”, disse, em nota.

A prefeitura destacou, ainda, que coube ao município verificar o atendimento da legislação que disciplina o uso do espaço aéreo, os aspectos referentes ao patrimônio histórico e autorização de instalação do elevador para atendimento preferencial de pessoas com mobilidade reduzida.

Nova passarela de acesso à travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho foi inaugurada no dia 16 de janeiro de 2023 — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

open-nacional-de-futevolei-abre-temporada-esportiva-na-enseada,-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

Open Nacional de Futevôlei abre temporada esportiva na Enseada, nesta quinta-feira

A Sportv transmite a Legends na sexta-feira (27), às 16h15, e as finais do feminino no sábado, às 16h15, e o masculino no domingo, às 10 horas A primeira semana da Arena Verão+ será do Open Nacional de Futevôlei e terá início nesta quinta-feira (26), às 18 horas, com a participação de várias duplas da categoria Iniciante. Os jogos serão realizados nas duas arenas montadas na Praia da Enseada, em […]

today25 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%