Um adolescente de 16 anos de Santos, no litoral de São Paulo, precisa de uma cirurgia para a retirada de um tumor do cérebro. A família de Enzo Barbosa Santos descobriu a doença em 2018 e, com a informação de que o tumor aumentou, busca ajuda urgente para a operação com um cirurgião especialista.
A avó Maria Ângela Jesus dos Santos, 70 anos, contou ao g1 que o filho considerou vender o apartamento financiado para pagar a cirurgia, cujo custo foi estimado em R$ 125 mil, sem incluir as demais despesas de internação.
“Aqui em Santos não tem a aparelhagem que tem em São Paulo […]. Então, a gente está tentando [juntar os recursos]. A cirurgia já está marcada para 15 de fevereiro”, disse a avó, ressaltando ainda não ter o dinheiro para o procedimento.
Enzo reclamava de dores de cabeça desde pequeno e, aos 11 anos, descobriu um tumor benigno volumoso na região talâmica, do lado esquerdo do cérebro. Na ocasião, o médico que o atendia em Santos decidiu não remover e optou pelo acompanhamento periódico.
O adolescente estava bem, mas o último exame realizado em 2023 revelou que o tumor havia aumentado. O que mais preocupa a família é a localização, pois ele está pressionando o local responsável pelos movimentos da perna e braço direitos.
Após a primeira descoberta do tumor, Enzo passou por cirurgia para implantar uma válvula e drenar água que se acumulou na cabeça dele. Depois, realizou uma biópsia que acabou retirando uma porção mínima do tumor, mas já suficiente para causar sequelas do lado direito do corpo dele.
Menino conta com ajuda de familiares e amigos para divulgar o caso e angariar fundos — Foto: Arquivo pessoal
A avó contou, ainda, que a família optou por fazer acompanhamento com um especialista no Hospital Santa Catarina, na capital. Eles têm plano de saúde, mas informaram que não sentiram confiança no tratamento proposto.
“A gente está pondo nas mãos de Deus. Mas é urgente, porque o tumor está grande e já está afetando a visão, o braço e a coordenação motora. Meu neto só tem 16 anos, ele tem a vida toda pela frente. O que a gente puder fazer, vai fazer”, disse a avó.
A mãe de Enzo, Fabiana Barbosa, contou ao g1 que o maior medo é que sequelas maiores apareçam caso a cirurgia não seja feita. Apenas a consulta no médico em São Paulo foi R$ 1,3 mil. Apesar disso, ela disse ter sentido segurança no profissional, que informou usar um aparelho neuronavegador (para orientar o cirurgião) durante o procedimento. Tal equipamento não existiria na Baixada Santista.
“Chegando lá, ele nos deu toda a esperança. Falou sobre a máquina que seria usada e que depois só faria a radioterapia se precisasse”, contou a servente de limpeza, de 42 anos.
Com a ajuda de amigos e conhecidos, a família divulga o caso de Enzo para angariar fundos e fazer a cirurgia na data marcada. Os médicos informaram que a operação é urgente, e a esperança do cirurgião designado é de que ele consiga voltar a estudar 15 dias depois.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)