Prefeitura de Guarujá

Ferramenta de monitoramento inteligente reforça trabalho das equipes de Defesa Civil e Segurança

today1 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

Novo sistema de mapeamento utilizado pela Prefeitura de Guarujá auxiliará nos trabalhos realizados todos os dias, por meio de vistorias e patrulhamento preventivos

Uma nova ferramenta de monitoramento inteligente com imagens de alta resolução e informações referentes a tudo o que acontece no Município será mais um instrumento para reforçar os trabalhos realizados na Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). Na última semana, o novo sistema foi apresentado pela Geopixel – empresa contratada pelo Município e responsável pelo georreferenciamento -, às equipes de Defesa Civil.

A ferramenta, 100% on-line, permitirá ao servidor público e munícipes, por meio de imagens fotográficas, identificarem desmatamentos, construções irregulares, novas ocupações em áreas de risco, pontos de alerta e áreas de alteração. Por meio dessas imagens geradas com grande precisão e alta qualidade, será possível aprimorar a fiscalização de campo, promover a integração com as equipes que atuam nas ruas, entre outras vantagens que o sistema oferece por meio da otimização de recursos e geração de indicadores.

Trata-se de uma plataforma de gestão de dados, que possibilita o uso compartilhado e integrado entre as secretarias municipais para a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva. O trabalho foi iniciado no ano passado, com a realização de um levantamento aerofotogramétrico – uma produção de imagens aéreas de todo o território da Cidade, com precisão métrica. O trabalho permitiu a construção de uma nova base cartográfica municipal, que é um mapa atual da Cidade, uma vez que a base utilizada até então era de 2012.

A partir de sobrevôos em toda a área municipal, foram realizadas medições exatas para coleta e atualização cadastral de dados imobiliários e territoriais. A iniciativa também incluiu o Mapeamento Móvel Terrestre 360º (streetview), um método moderno e tecnológico para aquisição de fotos locais de ambientes urbanos, de forma a ampliar a imersão no mapa digital urbano.



Para o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Guarujá, o objetivo da implantação da ferramenta na unidade é garantir que o Município tenha, de maneira rápida, a resposta de um alerta a ser pontuado e analisado. “Poderemos comparar as imagens aéreas em datas diferentes, reforçando o trabalho que já é realizado pessoalmente pelas equipes, a partir de vistorias”.

Ainda podem ser identificadas, por meio da plataforma, atividades não declaradas ou criminosas, consideradas como irregularidades. “Essas identificações vão depender da legislação vigente e de influência para cada caso. Serão observadas ocupações de áreas irregulares, pontos de descarte irregular de entulhos ou resíduo e, ainda, construções com atividades comerciais irregulares”, observa a titular da Sedecon.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-crianca-fica-presa-dentro-de-maquina-de-pelucias-na-australia

G1 Mundo

VÍDEO: Criança fica presa dentro de máquina de pelúcias na Austrália

Para conseguir tirar o garoto de 3 anos, a polícia local precisou quebrar o vidro do brinquedo. Os oficiais pediram para ele fechar os olhos, já que os estilhaços poderiam atingir o menino. Criança fica presa dentro de máquina de pelúcias na Austrália A polícia de Queensland, na Austrália, foi acionada no último sábado (27) para retirar uma criança que ficou presa dentro de uma máquina de caçar pelúcias. O […]

today1 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%