Prefeitura de Guarujá

Festa de Iemanjá reúne 6 mil pessoas na Praia da Enseada

today4 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

Evento, que aconteceu no último sábado (3), faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Guarujá e do Estado de São Paulo

A 18ª edição da tradicional Festa de Iemanjá foi um sucesso em Guarujá. Ao todo, 6 mil pessoas participaram do evento em homenagem à Rainha do Mar, que aconteceu no último sábado (3), lotando a Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer. O evento é uma realização da Prefeitura de Guarujá, capitaneado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo, a Festa de Iemanjá contou com 18 tendas e a participação de 30 ilês, somando, aproximadamente, 1.800 inscritos e registrando a passagem de 6 mil pessoas pelo local. Com o tema “Resistir para existir”, a concentração para a festa teve início às 17 horas, em frente ao Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba). Por lá, ocorreram apresentações artísticas como forma de exaltar a cultura afro.

Depois, os integrantes das religiões de matriz africana seguiram em procissão até a Praia da Enseada. Na sequência, os ilês se concentraram em tendas montadas na areia, promovendo grandes celebrações em homenagem à Rainha do Mar, incluindo a tradicional oferta de flores ao mar.

A festa seguiu até próximo das 23 horas, reunindo religiosos, moradores e turistas, e contou ainda com a participação da Casa de Capoeira Herança de Palmares, com o mestre Sandrinho. Todos os ilês contaram com transporte gratuito.



Religiões de Matriz Africana

Atual conselheira e ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Suely de Melo Pastoriza, a Mãe Danda, enalteceu o trabalho da Comissão Organizadora da Festa. “São membros que realmente vestem a camisa, de lideranças religiosas que correram atrás. Tivemos todo apoio do poder público e das secretarias de Cultura e Comunicação e Relações Sociais.”

A ialorixá comenta, ainda, que se fosse realizada uma enquete, o evento receberia nota máxima. “Certamente, sairíamos com nota de excelência, pois reunir o número de pessoas que reunimos ontem, sem maiores contratempos, com uma festa em segurança. E o tema coube muito bem, porque as outras religiões são lindas para a sociedade, mas as de matriz africana, às vezes, são mal interpretadas, por falta de conhecimento daqueles que acreditam. O princípio da nossa religião é cultuar, respeitar o ser humano e a natureza”, pontuou.

Comemorado em 2 de fevereiro, o Dia de Iemanjá integra o Calendário Oficial de Eventos de Guarujá e do Estado de São Paulo. No Município, a celebração é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais, representada pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos.

O secretário de Cultura de Guarujá salientou o empenho de mais uma edição do evento. “Tivemos, ontem, uma grande festa, já bastante tradicional em nossa Cidade, que contou ainda com uma variedade de comidas típicas, além de produtos artesanais. A Prefeitura não mediu esforços em realizar mais uma grande Festa de Iemanjá”.

Preparativos

A Comissão destinada a organizar e programar os festejos comemorativos para a Festa de Iemanjá, formada por representantes da sociedade civil (integrantes de religiões de matrizes africanas) e do poder público, foi instituída pelo Decreto Municipal 15.756/23 e promoveu reuniões com entidades afro-religiosas e culturais para execução dos preparativos. O grupo é composto por 27 membros.

Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, ialorixá Terezinha de Jesus, a Mãe Terezinha, a festa superou a realizada no ano passado. “Neste ano, trabalhamos muito e fizemos acontecer. Todos participaram com muito amor no coração. E ainda bem que temos no poder público um grande parceiro, que nos dá autonomia para trabalhar. Para 2025, já estamos pensando em como aprimorar a festa”, adiantou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sheila-carvalho-surpreende-e-deixa-fas-de-boca-aberta-com-fantasia-ousada-em-carnaval-antecipado-em-sp;-imagens

G1 Santos

Sheila Carvalho surpreende e deixa fãs de boca aberta com fantasia ousada em carnaval antecipado em SP; Imagens

Sheila é madrinha da União Imperial e desfila na passarela do samba Dráuzio da Cruz, em Santos (SP), há 8 anos. Sheila Carvalho surpreende e deixa fãs de boca aberta com fantasia ousada em carnaval antecipado em Santos, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal Sheila Carvalho surpreendeu e deixou os fãs de boca aberta durante o desfile das escolas de samba de Santos na passarela do samba Dráuzio da […]

today4 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%