G1 Mundo

Fifa abre processo sobre beijo forçado de dirigente espanhol em jogadora e diz que gesto viola Código Disciplinar

today24 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

Rubiales deu um beijo na boca de Hermoso no domingo (20) durante a entrega de medalhas na final da Copa do Mundo feminina, na Austrália, da qual a Espanha foi campeã. O gesto gerou fortes críticas e repercussões negativas. O primeiro-ministro espanhol condenou a atitude, que duas de suas ministras chamaram de violência sexual.

“O Comitê Disciplinar da Fifa informou hoje a Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está abrindo um processo disciplinar contra ele com base nos eventos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina”, afirmou a Fifa, em comunicado. “Os eventos podem constituir violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2 do Código Disciplinar da Fifa”.

O artigo 13.º do código trata do “comportamento ofensivo” de jogadores e dirigentes, particularmente da “violação das regras básicas de conduta decente” e do “comportamento de uma forma que traga descrédito ao desporto”.



Na quarta-feira (23), Rubiales já foi denunciado ao Ministério Público da Espanha pelo crime de agressão sexual, o mesmo pelo qual responde o brasileiro Daniel Alves.

Ele ainda é alvo de outras duas investigações no Conselho Superior de Esportes da Espanha. Na quarta-feira, a Liga Profissional Feminina de Futebol da Espanha exigiu a demissão de Rubiales.

O conselho fará uma reunião extraordinária na sexta-feira (25) para debater e se decidir sobre o caso.

Presidente da Federação Espanhola de Futebol é denunciado após beijar jogadora da Seleção sem consentimento

Presidente da Federação Espanhola de Futebol é denunciado após beijar jogadora da Seleção sem consentimento

A jogadora Jenni Hermoso se pronunciou sobre o caso na quarta-feira (23) pela primeira vez desde que o caso se tornou polêmico. Através de um sindicato a que pertence, Hermoso disse que condena o ato e vai exigir “medidas exemplares”.

Foi a primeira vez que Hermoso falou desde que voltou à Espanha, na segunda-feira (21). Havia bastante dúvida sobre sua posição.

Em um primeiro momento, ela reclamou da atitude durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais logo após a partida, no vestiário. “Eu não gostei, viu?”, disse, ao ser questionada por colegas sobre o beijo.

Mais tarde, no entanto, a Federação Espanhola de Futebol divulgou uma nova declaração de Hermoso, na qual ela disse também que o gesto foi “um ato de carinho entre amigos”. Mas a própria jogadora não postou a declaração em suas redes e nem voltou a se pronunciar sobre o caso, o que gerou especulações de que ela foi pressionada pela federação.

Na quarta (23), uma reportagem do site espanhol “Relevo” afirmou que Rubiales chegou a pressionar a jogadora para que ela gravasse um vídeo a seu lado respaldando a versão do dirigente de que se tratava apenas de “um gesto de carinho entre amigos”. Ela negou o pedido.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lideres-da-argentina-e-da-arabia-saudita-agradecem-convite-dos-brics

G1 Mundo

Líderes da Argentina e da Arábia Saudita agradecem convite dos BRICS

A Argentina vive uma de suas piores crises financeiras na história com a inflação chegando a 116%. Segundo Fernández, a entrada nos BRICS abre "um novo cenário" para o país. Mapa mostra a localização dos seis países convidados para se juntar aos BRICS — Foto: Arte g1 "O BRICS é um canal benéfico e importante para fortalecer a cooperação económica", disse em forma de agradecimento o Príncipe saudita Faisal bin […]

today24 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%