G1 Mundo

Fifa anuncia suspensão provisória a presidente da Federação Espanhola de Futebol

today26 de agosto de 2023 11

Fundo
share close

A Fifa anunciou na manhã deste sábado (26) a suspensão provisória do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales. Ele enfrenta questionamentos no cargo depois que beijou à força a jogadora espanhola Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, na Austrália.

Com o anúncio, feito pelo presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, o colombiano Jorge Ivan Palacio, Rubiales está proibido de participar de quaisquer eventos relacionados a futebol tanto em solo espanhol como em qualquer parte do mundo.

Palacio afirmou em comunicado que, “valendo-se do uso do artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa, decidiu suspender provisoriamente Rubiales de todo e qualquer evento relacionado a futebol em âmbitos nacional e internacional”.



A suspensão tem uma duração inicial de 90 dias, contando a partir deste sábado (26). Ela será reavaliada conforme seguirem as investigações do caso abertas pela entidade na última quinta-feira (24).

O comunicado fala, ainda, em preservar os direitos fundamentais da atleta Jenni Hermoso e promete tomar medidas caso Rubiales ou terceiros próximos a ele tentem entrar em contato com a campeã mundial, ou com pessoas do seu meio.

No final do comunicado publicado neste sábado, a Fifa reiterou o “comprometimento da entidade com o respeito à integridade de todas as pessoas, e condenou de forma vigorosa quaisquer comportamentos que atentem contra isso”.

Depois que Rubiales anunciou que não iria deixar a presidência da Federação Espanhola, o seu vice, Rafael Del Amo, se demitiu alegando estar desconfortável com a resistência do presidente. Clubes, jogadores de futebol e o presidente da La Liga, Javier Tebas, já se manifestaram contra a permanência de Rubiales no cargo.

Um grupo de mais de 80 jogadoras espanholas publicou comunicado em apoio a Jenni Hermoso e, em conjunto, afirmou que nenhuma delas atenderá convocações para a seleção espanhola enquanto Rubiales não deixar a presidência da Federação.

Rubiales diz que vai se defender

Após a suspensão do futebol anunciada pela Fifa na manhã deste sábado, Luis Rubiales respondeu, em comunicado publicado pela Federação Espanhola, que irá se defender das acusações que recebe, e que a verdade irá aparecer.

“Luis Rubiales informa que vai se defender legalmente nos órgãos competentes. Ele confia plenamente na Fifa e reitera isso, e terá a oportunidade de iniciar a sua defesa para que a verdade prevaleça e a sua completa inocência seja provada”, diz o comunicado.

Jogadoras da Espanha anunciam boicote à seleção após beijo forçado de dirigente

Jogadoras da Espanha anunciam boicote à seleção após beijo forçado de dirigente




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

junta-militar-no-poder-no-niger-expulsa-embaixador-frances-do-pais

G1 Mundo

Junta militar no poder no Níger expulsa embaixador francês do país

A decisão tomada pelos militares em Niamey acontece após um mês de manifestações, decisões e declarações hostis à política francesa. O Ministério dos Assuntos Estrangeiros do Níger anunciou que "em face à recusa do embaixador francês em Niamey em responder ao convite para uma entrevista na sexta-feira (25)" e "outras ações do governo francês contrárias aos interesses do Níger", as autoridades "decidiram retirar sua aprovação a Sylvain Itté e pedir […]

today26 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%