G1 Mundo

Filme ‘Barbie’ é proibido no Vietnã por mapa com reivindicações territoriais chinesas

today6 de julho de 2023 9

Fundo
share close

O Vietnã proibiu a distribuição doméstica do aguardado filme “Barbie”, da Warner Bros, por causa de uma cena com um mapa que mostra o território reivindicado unilateralmente pela China no Mar do Sul da China, informou a mídia estatal nesta segunda-feira (3).

O mapa do filme inclui uma “linha de nove traços” em forma de U que é usada em mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre vastas áreas no Mar do Sul da China, incluindo faixas do que o Vietnã considera sua plataforma continental, onde concedeu concessões de petróleo.

“Barbie” é o último filme a ser proibido no Vietnã por retratar a controversa linha de nove traços da China, que foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional de um tribunal de Haia em 2016. A China se recusa a reconhecer a decisão.



Filme estreia no dia 20 de julho de 2023 — Foto: Divulgação

“Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programado para estrear no Vietnã em 21 de julho, a mesma data dos Estados Unidos, segundo o jornal estatal Tuoi Tre.

“Não concedemos licença para o filme norte-americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, informou o jornal, citando Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema, um órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.

A Warner Bros não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Vietnã e a China há muito tempo têm reivindicações territoriais sobrepostas a um trecho potencialmente rico em energia no Mar do Sul da China. O país do Sudeste Asiático tem acusado repetidamente os navios chineses de violar sua soberania.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileira-ganha-processo-na-justica-da-letonia-e-pai-acusado-de-‘sequestro’-deve-entregar-filho-a-mae:-‘tive-crises-de-ansiedade’

G1 Santos

Brasileira ganha processo na Justiça da Letônia e pai acusado de ‘sequestro’ deve entregar filho à mãe: ‘tive crises de ansiedade’

Uma brasileira, de 39 anos, ganhou um processo na Justiça da Letônia contra o ex-companheiro, um marinheiro nascido no país europeu e acusado de 'sequestrar' o filho do casal, de cinco anos. Ao g1, a dona de casa Daniela Costa do Nascimento contou, nesta quinta-feira (6), ter ficado sem ver a criança por 10 meses. "Tive crises de ansiedade e não conseguia dormir direito", desabafou. A Justiça letã determinou que […]

today6 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%