G1 Mundo

Finlândia se tornará membro da Otan na terça, diz governo do país

today4 de abril de 2023 12

Fundo
share close

A entrada da Finlândia e da Suécia na Otan começou a ser debatida no ano passado, após a invasão da Rússia à Ucrânia – Finlândia e Rússia compartilham uma fronteira terrestre de 1.300 quilômetros. Moscou prometeu retaliação.

Na semana passada, o país ultrapassou o último obstáculo para conseguir adesão à aliança militar ocidental, quando o parlamento da Turquia aprovou a entrada da Finlândia – na Otan, o ingresso de um novo membro deve ser aprovado por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.

E, desde que a Finlândia e a Suécia expressaram o desejo de fazer parte da Otan, no ano passado, o governo turco colocou obstáculos por acusar o país nórdico de ter dado asilo a cidadãos turcos que Ancara acusa de terrorismo. Mas o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, acabou cedendo após conversas e negociações.



Todos os outros 29 países membros da Otan já haviam ratificado a medida.

A medida é importante neste momento por causa da guerra da Ucrânia. Quando a Rússia invadiu o território ucraniano, em 2022, o presidente Vladimir Putin disse que a ideia era impedir a expansão da Otan.

No ano passado, Moscou prometeu retaliação caso a Finlândia entrasse na aliança ocidental, considerada por Putin um de seus principais inimigos atualmente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

balao-chines-recolheu-informacoes-de-inteligencia,-afirma-imprensa-dos-eua

G1 Mundo

Balão chinês recolheu informações de inteligência, afirma imprensa dos EUA

Segundo as fontes ouvidas pela rede, o governo norte-americano tentou bloquear o envio dessas informações, mas não conseguiu - o balão tinha uma espécie de radar que indica a possibilidade de coletar dados e enviá-los a uma base. No entanto, o Pentágono disse que não poderia confirmar qualquer transmissão de dados. "Não posso confirmar que houve transmissão em tempo real do balão de volta para China neste momento", disse a […]

today4 de abril de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%