G1 Santos

Fonte interativa começa a ser construída em eixo turístico do Centro Histórico de Santos, SP

today10 de abril de 2024 9

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou a construção de uma fonte interativa no Centro Histórico. A obra na Rua Tuyuti faz parte da revitalização do eixo turístico na região, que tem como objetivo recuperar a área degradada com espaços de convivência, lazer e contemplação, além de playground, novos paisagismos e mobiliário urbano.

Segundo a administração municipal, outro trecho da Rua Tuyuti conta com uma frente de trabalho para a implantação de passeios acessíveis, com demolição de guias, sarjetas e calçadas entre as ruas José Ricardo e Comendador Neto.

Inicialmente, o projeto da prefeitura irá beneficiar os 11.107,17m² da Tuyuti e a continuação na Rua Antônio Prado, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Praça Barão do Rio Branco. A extensão foi dividida em quatro trechos para agilizar as intervenções (entenda mais abaixo).



O espaço da fonte interativa já foi escavado e a empreiteira está finalizando a estrutura com armação de ferros. Na sequência, serão feitas as formas para iniciar a concretagem. O reservatório será construído em concreto armado, dosado com aditivo impermeabilizante, e receberá tratamento no piso e acabamentos.

Segundo a prefeitura, a execução da fonte interativa será com conjunto de 20 bicos dispostos em três círculos, com agrupamentos acionados por bombas, e um bico central, iluminação em LED e sistema de tratamento de água e de drenagem, com grelhas, captações e tubulações, entre outros dispositivos. O escoamento superficial procedente da lâmina d’água será direcionado, por gravidade, para o ponto central da fonte interativa.

Equipe realiza obras de revitalização do Centro Histórico de Santos — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Para agilizar as obras e minimizar os transtornos, a Rua Tuyuti foi dividida em quatro trechos: do Largo Marquês de Monte Alegre à Rua José Ricardo, desta até a Frei Gaspar, depois até a Riachuelo, terminando na Praça Barão do Rio Branco.

Ao todo, a rua ganhará guias em granito, passeios em concreto desempenado no padrão Calçada para Todos, grama, 25 ipês amarelos e 29 palmeiras da espécie jerivá. Além disso, haverá a retirada e reassentamento de paralelepípedos, pavimentação, construção de calçadas em concreto armado para acesso de veículos, estacionamento para 15 veículos de passeio e vagas para carga/descarga.

A rua ainda terá um banco em concreto pigmentado com letras formando a palavra Valongo; 29 bancos café (formato de meio grão de café, uma alusão à proximidade do museu desse produto) e outros 10 dotados de floreira, além de 10 bancos retos e oito curvos, oito paraciclos e 16 lixeiras.

A iluminação contará com postes ornamentais. Também será realizada reforma em 38 bocas de lobo e o preparo de área para ajardinamento e canteiros, além do plantio de 300 arbustos, 25 mudas de ipê-amarelo e 29 palmeiras da espécie jerivá. Em frente ao Museu Pelé, serão construídas baias para ônibus de turismo e, na calçada do lado oposto, estacionamento para 15 caminhões.

A previsão é que o playground possua duas gangorras iluminadas, dois balanços e um jogo de caça-palavras com o nome de pontos históricos do Centro, bem como brinquedos instalados no interior de arcos decorativos.

A revitalização do eixo turístico do Centro Histórico representa um investimento de R$ 9.973.022,65, sendo R$ 7.510.000 liberados pelo Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do governo estadual, e o restante do orçamento municipal.

As obras, com prazo contratual de 18 meses (expira no primeiro semestre de 2025), está a cargo da empresa Pavisan, vencedora da concorrência pública.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-de-folga-atira-em-criminoso-e-evita-assalto-a-idosa-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

PM de folga atira em criminoso e evita assalto a idosa no litoral de SP; VÍDEO

Crime aconteceu nesta quarta-feira (10), em Santos (SP). O homem foi preso junto a um comparsa. Bandido é baleado por PM à paisana durante assalto a idosa em Santos, SP Um homem foi baleado e outro preso por um PM de folga. O criminoso tentou roubar a aliança de uma idosa, nesta quarta-feira (10), em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, o suspeito foi atingido na […]

today10 de abril de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%