G1 Mundo

Forças do Talibã matam comandante do Estado Islâmico no Afeganistão

today1 de março de 2023 14

Fundo
share close

Segundo os talibãs, que atualmente governam o Afeganistão, o comandante, identificado como Qari Fateh, estava planejado ataques contra representações diplomáticas em Cabul. Ele foi executado no domingo (26).

O porta-voz do governo afegão, Zabihullah Mujahid, afirmou que ele era o chefe de inteligência e operações do Estado Islâmico no Afeganistão. “Fateh planejou diretamente ataques recentes em Cabul, incluindo algumas contra representações diplomáticas, mesquitas e outros alvos”, disse.

Um relatório do Conselho de Segurança da ONU de julho de 2022 cita Fateh como um dirigente importante do EI, responsável por operações militares em uma região que envolve Índia, Irã e Ásia Central.



Além de Fateh, as forças talibãs mataram outro integrante do Estado Islâmico durante a operação, ainda segundo o governo afegão. O Talibã publicou no Twitter as imagens de dois corpos em meio a escombros.

O EI representa a maior ameaça de segurança para o governo talibã, com ataques contra estrangeiros, minorias religiosas e instituições governamentais.

Os dois grupos compartilham uma estrita ideologia islamita sunita, mas o EI luta para estabelecer um “califado” mundial, enquanto o Talibã tem a aspiração local de governar o Afeganistão.

O Estado Islâmico reivindicou um ataque em dezembro contra um hotel de Cabul, que terminou com cinco chineses feridos. No mesmo mês, o grupo atacou a embaixada do Paquistão na capital afegã, uma ação que Islamabad considerou uma “tentativa de assassinato” contra seu embaixador.

O regime Talibã também acusa o Estado Islâmico por ataque suicida em setembro de 2022 em Cabul que matou 54 pessoas, incluindo 51 mulheres e crianças.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-detecta-objeto-nao-identificado-no-ceu-e-fecha-espaco-aereo-de-sao-petersburgo

G1 Mundo

Rússia detecta objeto não identificado no céu e fecha espaço aéreo de São Petersburgo

A Rússia detectou nesta terça-feira (28) um objeto não identificado no céu da região de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa, no oeste do país. Autoridades locais decidiram fechar o espaço aéreo e chegaram a cancelar todos os voos desta manhã que estavam previstos para decolar ou pousar no aeroporto Pulkovo, o principal da cidade. Os voos já foram retomados, e o espaço aéreo, que ficou fechado em um […]

today1 de março de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%