G1 Mundo

França convoca 14 mil policiais para a final da Copa do Mundo

today18 de dezembro de 2022 18

Fundo
share close

Cerca de 14 mil policiais e guardas serão mobilizados em toda a França no domingo (18) para a final da Copa do Mundo do Catar, quando a seleção francesa enfrentará a Argentina, anunciaram autoridades na sexta-feira (16), em Paris. 

O dispositivo também prevê a mobilização de 12.800 agentes no sábado (17), para garantir a segurança das festividades após a disputa do terceiro e quarto lugares, entre Croácia e Marrocos.

Durante a apresentação do plano na prefeitura de Paris, o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, lembrou que, há quatro anos, 600 mil pessoas comemoraram a vitória da França na Champs-Élysées.



As forças da ordem terão assim 2.750 policiais disponíveis no domingo na emblemática avenida parisiense, coroada pelo Arco do Triunfo, onde os parisienses costumam celebrar os feitos da sua seleção.

No domingo, será permitido apenas o acesso de pedestres à avenida Champs-Élysées, embora o tráfego rodoviário seja autorizado a circular no dia anterior.

Torcedores fazem festa em Paris após classificação da França para a final da Copa

Torcedores fazem festa em Paris após classificação da França para a final da Copa

Grupos de extrema direita

O dispositivo é superior ao organizado para a semifinal em que a França venceu o Marrocos (2 a 0). Naquela ocasião, foram mobilizados 10.000 agentes em todo o país, dos quais 2.200 na capital e 5.000 na região Ile-de-France, onde fica Paris.

No entanto, apesar da presença da polícia, houve tumultos e confrontos. As autoridades detiveram 266 pessoas, incluindo 40 próximas à extrema direita em Paris.

“Eles vieram em busca de briga”, explicou Darmanin, que antecipou uma reunião nesta sexta-feira para analisar as atividades dos grupos de extrema direita no fim de semana e detê-los se necessário.

“São algumas dezenas de pessoas, mas essas pessoas são perigosas e o Ministério do Interior vai atrás delas”, acrescentou o ministro, que disse que desde 2020 proibiram “11 associações de direita e extrema-direita”.

A oposição de esquerda manifestou sua preocupação nos últimos dias com as ações de grupos e militantes de extrema direita na França.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-cidade-natal-de-messi,-antigos-conhecidos-do-craque-anseiam-pela-vitoria-da-argentina

G1 Mundo

Na cidade natal de Messi, antigos conhecidos do craque anseiam pela vitória da Argentina

“(Messi) estava sempre chutando alguma coisa, uma bola, uma tampa de garrafa”, disse Quiroga, que aos 35 anos tem a mesma idade do capitão da seleção argentina de futebol. “A lembrança que eu tenho dele, porque ele morava bem na frente da minha casa, é ir comprar pastéis doces na casa da avó dele ali no quarteirão e vê-lo sempre chutando alguma coisa.” Um mural do jogador de futebol Lionel […]

today18 de dezembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%