G1 Mundo

França tem segunda noite de protestos após polícia atirar em adolescente

today29 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Manifestantes dispararam fogos de artifício contra a polícia e incendiaram carros no subúrbio parisiense de Nanterre, horas depois que o presidente da França, Emmanuel Macron, lamentou a morte de um adolescente durante uma abordagem de trânsito. A morte do jovem é “indesculpável”, afirmou o líder nesta quarta-feira (29).

O uso da força letal pelos policiais contra o adolescente, que era de origem norte-africana, corrobora uma percepção já enraizada em parte da população de que a brutalidade policial é maior nos subúrbios etnicamente diversos das maiores cidades da França.

Grupos de direitos humanos alegam racismo sistêmico dentro das forças policiais na França, uma acusação que Macron já negou anteriormente.



A polícia entrou em confronto com manifestantes na cidade de Lille, no norte, e em Toulouse, no sudoeste. Também houve agitação em Amiens, Dijon, e no departamento administrativo de Essone, ao sul da capital francesa, disse um porta-voz da polícia.

Um policial está sendo investigado por homicídio por atirar contra o jovem. Os promotores dizem que o jovem não parou o carro quando foi solicitado durante a abordagem.

O Ministério do Interior pediu calma e disse que 2 mil policiais foram mobilizados na região de Paris.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

virgin-galactic-deve-fazer-nesta-quinta-seu-1o-voo-comercial-ao-espaco;-conheca-a-missao

G1 Mundo

Virgin Galactic deve fazer nesta quinta seu 1º voo comercial ao espaço; conheça a missão

Confira abaixo as principais informações sobre a missão. Como será a primeira missão? A primeira missão comercial da Virgin Galactic terá fins científicos. Batizada de Galactic 01, a viagem levará três integrantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que vão conduzir uma pesquisa sobre microgravidade durante o voo. A empresa ainda não detalhou a segunda missão comercial, prevista para agosto e chamada de Galactic […]

today29 de junho de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%