Números são do Detran.SP e denotam o crescimento da Cidade; Administração Municipal tem se planejado e já realiza diversas ações para lidar com essa nova realidade
Guarujá é a segunda cidade da Baixada Santista a ganhar mais veículos utilitários nos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pelo Detran.SP. A frota da Cidade passou de 133.963 em 2018 para 149.099 em 2022, um aumento de 15.046 veículos. O crescimento é de 11,29% nesse período e denota o período de desenvolvimento que a cidade vem experimentando nos últimos anos.
Atualmente, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público está atenta à mobilidade urbana no Município. Guarujá possui 70 quilômetros de ciclovias, distribuídas na orla das praias e nas principais avenidas da Cidade, e expande a malha cicloviária e as faixas exclusivas para ônibus.
“Há estudos contínuos do fluxo de veículos e do tempo de deslocamento, ajustando-se a velocidade permitida nas vias a essa nova demanda e aliviando o fluxo nas rotas principais”, explica o superintendente municipal de Trânsito e Transporte. “O crescimento da frota municipal é um dos reflexos do desenvolvimento da Cidade”, aponta.
Nos últimos anos, a Prefeitura investiu na implantação da ciclovia na Avenida Marjory Prado e nas ciclofaixas nas praias das Astúrias e Pitangueiras. Foram realizadas também interligações entre as praias do Tombo e Astúrias; e entre Astúrias e Pitangueiras.
As equipes também revitalizaram boa parte do cicloviário do Município: ciclofaixas da Praia da Enseada, da Estrada de Pernambuco, da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho) da Avenida Puglisi (Centro). Também houve a implantação de mais de 40 bicicletários nas praias.
Futuro
A previsão é de que até 2024, Guarujá aumente mais 20 quilômetros de malha cicloviária nas interligações das ciclovias e ciclofaixas. São elas: na Avenida Santos Dumont com a Alameda das Tulipas; Praia do Tombo com Avenida dos Caiçaras; Estrada de Pernambuco com Praia da Enseada; Avenida Adhemar de Barros com Avenida dos Caiçaras, entre outras.
A nova concessão do transporte público também revolucionou o serviço prestado na Cidade. A frota é 100% zero quilômetro. Os veículos dispõem de ar condicionado, wi-fi, entradas USB e novos abrigos também foram instalados por toda a Cidade.
Além disso, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público tem feito a manutenção da sinalização viária, fiscalização aos estabelecimentos comerciais para o cumprimento das vagas prioritárias, educação de trânsito e fiscalização de trânsito atenta aos infratores. Ainda são realizados fiscalização e monitoramento eletrônico do transporte coletivo.
Publicar comentários (0)