G1 Mundo

Funciona Assim: como são as prévias que definem os candidatos nas eleições dos EUA

today9 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Existem dois modelos de prévias para definir qual pré-candidato disputará a eleição para presidente por cada partido: são as primárias e os caucus. Entenda como eles funcionam.




Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus

Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus

Os eleitores dos Estados Unidos vão escolher um presidente em novembro deste ano, mas antes eles participam de outro processo eleitoral: as prévias. No vídeo acima, entenda como os pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano são escolhidos para disputar a presidência.

São dois modelos diferentes, as primárias e os caucus, e cada estado escolhe qual adota. As prévias começaram em 15 de janeiro e vão até 4 de junho. Após as votações nos estados, os resultados são oficializados nas respectivas convenções nacionais dos partidos. Com os candidatos definidos, a campanha eleitoral começa oficialmente.

No Partido Democrata, o principal pré-candidato é o atual presidente Joe Biden. Mesmo estando na Casa Branca, Biden não tem privilégios e ainda precisa vencer as prévias. Ele está disputando com outros dois pré-candidatos menos competitivos: a autora de livros de autoajuda Marianne Williamson e o deputado pelo estado de Minnesota Dean Phillips.

No Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump é o pré-candidato favorito. Depois das prévias de Iowa e New Hampshire, Trump só tem Nikki Haley como adversária. Descendente de imigrantes indianos, Haley é ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU).

Funciona Assim – Eleições dos EUA 2024 — Foto: Arte/g1

Nova temporada do Funciona Assim explica a corrida eleitoral norte-americana em podcasts e vídeos. No segundo episódio da série, o g1 explica por que costumam ser os partidos Democrata e Republicano que decidem as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Produção: Iolanda Paz, Luisa Belchior e Patrícia Albuquerque

Roteiro e Apresentação: Iolanda Paz

Edição: Patrícia Albuquerque

Arte: Vitória Coelho

Coordenação: Mariana Mendicelli, Ricardo Gallo e Tatiana Caldas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russo-e-preso-por-furto-de-energia-eletrica-para-empresa-que-faz-manutencao-de-patinetes-eletricos

G1 Santos

Russo é preso por furto de energia elétrica para empresa que faz manutenção de patinetes elétricos

Um comerciante russo, de 41 anos, foi preso suspeito de subtração de energia elétrica da rede pública para o estabelecimento dele, que faz manutenção de patinetes elétricos, no bairro Vila Mathias, em Santos, no litoral de São Paulo. No entanto, ele foi liberado após o pagamento de fiança e responderá pelo processo criminal em liberdade. Policiais do 4° Distrito Policial (DP) do município foram até o estabelecimento, na tarde da […]

today9 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%