G1 Santos

Fundação Florestal lança edital para permissão de uso do Parque Estadual Itinguçu, em Peruíbe

today5 de novembro de 2022 35

Fundo
share close

A Fundação Florestal lançou o edital para a permissão de uso das áreas de uso público e serviços ecoturísticos do Parque Estadual Itinguçu – Núcleo Arpoador, localizado em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O objetivo é aprimorar a prestação dos serviços, como hospedagem, alimentação, locação de espaços, entre outros.

O local oferece aos turistas diversos atrativos, desde roteiros náuticos, como passeios pelo rio Guaraú e pelas praias Guarauzinho, Arpoador, Parnapuã e Brava, até opções terrestres, como trilhas que percorrem as mesmas praias.

Segundo a Fundação Florestal, a permissão tem o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços na Unidade de Conservação, visando o oferecimento de hospedagem, alimentação, realização de eventos e/ou locação de espaços para eventos e/ou ensaios fotográficos, locação de espaços para realização de cursos, venda de souvenirs, artesanato e produtos de primeira necessidade, aluguel de equipamentos náuticos e de lazer, recepção e orientação de visitantes.



Ainda de acordo com o órgão, com a permissão, a unidade de conservação também terá seu fluxo de visitantes ordenado, além de ferramentas de controle e monitoramento da visitação, oferecimento de informações de qualidade, mantendo as infraestruturas em bom estado de funcionamento e segurança, com a garantia da realização de manutenção predial das edificações.

O projeto também valorizará a produção e mão-de-obra locais. As empresas terão que contratar 70% de colaboradores residentes em Peruíbe e priorizar a comercialização de pescados e frutos do mar obtidos da pesca artesanal local, focar em produtos que tenham relação com ações de conservação e/ou que favoreçam a proteção do bioma Mata Atlântica.

O edital foi lançado nesta sexta-feira (4) e está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O recebimento dos envelopes das licitantes e a abertura das propostas acontecerão no dia 7 de dezembro às 9h, em sessão pública que será realizada na sede da Secretaria, em São Paulo.

Praia Parnapuã está localizada na Estação Ecológica Juréia Itatins, em Peruíbe — Foto: Divulgação/Fundação Florestal

Parque Estadual do Itinguçu

O Parque Estadual do Itinguçu, localizado nos municípios de Peruíbe e Iguape, foi criado em 2013, com 5.040 hectares. Ele faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins, que reúne vários ecossistemas de Mata Atlântica como: restinga, mata de encosta, manguezais, praias e costões rochosos.

A unidade de conservação, dividida em dois núcleos – Arpoador e Itinguçu – é composta pelo estuário do rio Guaraú, pelas praias do Guarauzinho, Arpoador, Parnapuã, Brava, Juquiazinho e pelos bairros do Tetequera, Barro Branco, Tocaia, Itinguinha e Itinguçu.

No núcleo, há ainda uma população tradicional caiçara, que tem como subsistência a pesca, a agricultura de pequena escala e o ecoturismo.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nikolas-ferreira-diz-que-foi-censurado-pelo-tse-por-cobrar-explicacoes

Gospel Prime

Nikolas Ferreira diz que foi censurado pelo TSE por cobrar explicações

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) enviou um vídeo onde comenta a censura que sofreu por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais, afirmando que pediu explicações sobre denúncias. De acordo com o parlamentar, que teve as contas derrubadas no Twitter e Instagram por determinação da Justiça, ele não compartilhou informações falsas, mas questionou como parlamentar e cobrou a Justiça Eleitoral sobre denúncias de suposta fraude. O rapaz […]

today5 de novembro de 2022 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%