G1 Mundo

Fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão nos EUA; a pena é mais alta pelo ataque ao Congresso do país

today27 de maio de 2023 9

Fundo
share close

A Justiça dos Estados Unidos condenou o fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes, a 18 anos de prisão nesta quinta-feira (25) por conspiração e outros crimes relacionados ao ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Os promotores pediam uma pena ainda maior, de 25 anos, para Rhodes.

Rhodes se apresentou à Justiça dizendo que é um prisioneiro político.



Justiça dos EUA condena integrantes de grupo extremista por invasão ao Capitólio

Justiça dos EUA condena integrantes de grupo extremista por invasão ao Capitólio

O juiz do processo, Amit Mehta, disse a Rhodes que ele não é um prisioneiro político, mas, sim, uma ameaça aos EUA e à democracia no país.

Rhodes serviu no exército dos EUA e, depois disso, se tornou advogado formado em Yale.

Mais de mil pessoas foram presas por participação no ataque ao Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA é conhecido por Capitólio, porque fica em uma colina com esse nome).

A maioria enfrenta acusações por entrar ilegalmente ou causar danos à propriedade, mas cerca de 350 foram acusadas de agressão a agentes da ordem ou resistência à prisão, e mais de 50 por crimes graves de conspiração.

Na ocasião, apoiadores do então presidente republicano Donald Trump tentaram impedir o Congresso de certificar a vitória nas urnas de Joe Biden.

A pena de prisão de Rhodes é a mais longa de todos os condenados pelo ataque ao Capitólio. Até agora, a sentença mais longa era de 14 anos de prisão dada a um homem da Pensilvânia que atacou a polícia durante o tumulto.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

VÍDEO: Carro cruza avenida e bate de frente com portões da sede do governo britânico

Local, conhecido como "Downing Street", é a casa do premiê Rishi Sunak. Apesar de estar em baixa velocidade, o motorista foi detido suspeito de direção perigosa. Carro bate em portão do governo britânico em Londres Um carro colidiu, nesta quinta-feira (25), contra os portões da sede do governo britânico, conhecido como "Downing Street", em Londres. Ninguém se feriu. A polícia descartou hipóteses de ataque terrorista. Imagens de televisão da BBC mostraram o veículo atravessando a rua em direção a Downing […]

today27 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%