Uma galinha perdeu os próprios ovos durante um alagamento causado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Em seguida, ela chocou os ovos de uma pata, que fugiu com medo das águas. Agora, a galinha acredita ser a mãe dos seis patinhos que a seguem para todo o lugar.
Sueli Silva Reis, de 54 anos, contou à equipe de reportagem nesta quinta-feira (21) que os animais vivem em um quintal próximo a um rio. Com as fortes chuvas, o nível da água subiu e a pata fugiu com medo. Ela desistiu dos próprios ovos, que foram resgatados ainda secos pela mulher.
Já os ovos da galinha, Sueli explicou que estavam submersos e não conseguiu chegar a tempo de pegá-los. De acordo com a tutora, o animal, apelidado de pintada, também estava nas águas da enchente. Todos os animais estão bem.
Galinha choca ovos de pata e vira ‘mãe adotiva’ em Praia Grande (SP) — Foto: Antonio Cassimiro/PGN Notícias
Diante da situação, Sueli colocou os ovos da pata para a galinha chocar. Ela, que adotou dois filhos e resgatou mais de 40 animais, afirmou que a galinha pintada demonstrou ser da família e tornou-se uma ótima mãe adotiva.
“Ela se sente mãe deles. O meu filho quer brincar com os filhotes e ela não deixa, fica brava. Ninguém pega os patinhos, ela protege mesmo. A natureza é linda demais”, afirmou Sueli.
Nas imagens, é possível ver que eles também a veem como uma mãe. Os patinhos seguem a galinha e se protegem embaixo dela (veja acima).
Patinhos seguem a galinha que os chocou em Praia Grande (SP) — Foto: Arquivo pessoal
O biólogo e ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima explicou ao g1 que o comportamento adotivo é comum na natureza. “[Os filhotes] buscam proteção […]. Eles veem a galinha como uma mãe mesmo”, acrescentou.
De acordo com o especialista, os patos não terão problemas no desenvolvimento, pois a galinha consegue alimentá-los com pequenos insetos da mesma forma que a pata faria. Os filhotes, porém, podem desencadear comportamentos de galinhas.
“A galinha, com certeza, não vai ensinar a nadar. Os patos quando nascem seguem a primeira coisa que vêem. Pode ser uma bota, uma criança ou uma galinha”, explicou o biólogo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)