G1 Mundo

‘Gangue dos Oito’: conheça grupo que tem acesso a informações confidenciais do governo americano e discute arma antissatélite russa

today16 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Após Turner pedir que o presidente Joe Biden quebrasse o sigilo da informação na quarta (14), o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que já havia convocado uma reunião com a “Gangue dos Oito”, para que os poderes Executivo e Legislativo do país pudessem tratar do assunto.

“Entrei em contato mais cedo nesta semana com o Gangue dos Oito para me oferecer para fazer um briefing pessoal a eles. E, de fato, agendamos um briefing para os quatro membros da Câmara do Gangue dos Oito amanhã (quinta-feira, 15). Isso já estava marcado”, disse Sullivan em coletiva.

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, avisou em coletiva nesta quarta-feira (14) que vai se reunir com legisladores da Inteligência norte-americana. — Foto: Kevin Lamarque/Reuters



A “Gangue dos Oito” é um grupo do Congresso dos EUA que reúne oito legisladores que têm acesso a informações confidenciais de Inteligência do governo.

O grupo é composto por oito pessoas, quatro deles do Partido Democrata (o mesmo do presidente Joe Biden) e quatro do Partido Republicano, de Donald Trump, pré-candidato à Presidência.

A divisão igual tem um sentido : é formada pelos líderes republicano e democrata dos Comitês de Inteligência de cada uma das casas do Congresso e os quatro líderes da Câmara dos Deputados e do Senado. Veja abaixo quem são.

Membros da “Gangue dos Oito”:

  • Mike Turner (republicano): presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados
  • Jim Himes (democrata): vice-presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados
  • Mark Warner (democrata): presidente do Comitê de Inteligência do Senado
  • Marco Rubio (republicano): vice-presidente do Comitê de Inteligência do Senado
  • Kevin McCarthy (republicano): presidente da Câmara dos Deputados
  • Hakeem Jeffries (democrata): líder da minoria na Câmara dos Deputados
  • Chuck Schumer (democrata): líder da maioria no Senado
  • Mitch McConnell (republicano): líder da minoria no Senado

A “Gangue dos Oito” foi instituída em 1980 a partir da Lei de Supervisão da Inteligência, que determinou que a CIA mantenha totalmente informados de qualquer “atividade significativa” os comitês do Congresso responsáveis por supervisionar as atividades de inteligência. Em casos especiais, um grupo seleto é informado: a “Gangue dos Oito”.

Deputado do Partido Republicano ‘vazou’ a história

Mike Turner, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira (14) que o país está sob “séria ameaça à segurança nacional”.

Poucas horas depois, militares dos EUA disseram ao jornal “New York Times” que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear espacial antissatélite. Fontes ouvidas pela Reuters também confirmaram que a ameaça estaria ligada a operações no espaço envolvendo a Rússia e alertaram seus aliados na Europa que isso poderia representar uma ameaça internacional.

Segundo as autoridades ouvidas pelo jornal norte-americano, a arma ainda estaria em fase de desenvolvimento, e a Rússia não a havia colocado em órbita. Por isso, apesar da informação revelar uma “séria ameaça à segurança nacional” dos EUA, as fontes disseram que não representava uma ameaça urgente para o país, seus aliados na Europa ou a Ucrânia.

Em comunicado, Turner afirmou que o Comitê de Inteligência disponibilizou a informação a todos os membros do Congresso norte-americano. O deputado também pediu que Joe Biden retirasse a confidencialidade das informações relacionadas à ameaça.

“Solicito que o Presidente Biden retire a confidencialidade de todas as informações relacionadas a esta ameaça para que o Congresso, a Administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a esta ameaça”, disse Turner.

Deputado republicano Mike Turner, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. — Foto: Rod Lamkey/Pool via REUTERS

Após o comunicado de Turner, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que há uma reunião dos principais legisladores de Inteligência do país agendada para esta quinta-feira (15) para tratar do assunto.

“Estou um pouco surpreso que Turner tenha divulgado publicamente essa ameaça hoje, antes de uma reunião que já estava agendada, em que irei me sentar junto dele e de nossos profissionais de Inteligência e Defesa amanhã”, afirmou o conselheiro.

Sullivan também não compartilhou mais detalhes sobre a ameaça.

Os senadores Mark Warner e Marco Rubio, presidente democrata e vice-presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado, emitiram uma declaração conjunta dizendo que não há motivo para pânico e que o comitê tem a inteligência em questão e está monitorando rigorosamente o assunto.

“Continuamos levando este assunto a sério e estamos discutindo uma resposta apropriada com a administração. Enquanto isso, devemos ser cautelosos ao potencialmente divulgar fontes e métodos que podem ser chave para preservar uma variedade de opções para ação dos EUA”, afirmam na declaração.

Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, os senadores Warner e Rubio foram informados sobre a ameaça há duas semanas. A fonte disse ainda que o problema tem alguma relação com um projeto de lei de gastos com segurança que tramita no Congresso norte-americano, mas que não há uma ligação direta entre eles.

A administração de Biden tem intensificado as críticas aos republicanos da Câmara dos Deputados pela possibilidade do bloqueio de um projeto de lei de US$ 95 bilhões aprovado pelo Senado que forneceria ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan. Os defensores do projeto argumentam que uma das principais razões para os Estados Unidos apoiarem o governo em Kiev é se defender contra ameaças da Rússia que se estendem além da Ucrânia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

freddy-kruger,-ursinho-romantico,-homem-aranha-e-mulher-gato:-os-disfarces-dos-policiais-peruanos-para-prender-criminosos

G1 Mundo

Freddy Kruger, ursinho romântico, Homem-Aranha e Mulher-Gato: os disfarces dos policiais peruanos para prender criminosos

Um policial se fantasiou de ursinho e atraiu duas mulheres suspeitas (uma mãe e filha) de serem traficantes de drogas para fora da casa onde estavam. O urso levava um cartaz romântico e balões de coração. As duas foram presas. A operação foi chamada de "O ursinho do amor pela segurança". Essa não é a primeira vez que agentes de segurança do Peru se disfarçam de personagens para prender suspeitos. […]

today16 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%