G1 Santos

Golfinhos nadam ao lado de lancha no litoral de SP e proporcionam ‘momento mágico’; VÍDEO

today13 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

O parque fica a 42km da costa de São Vicente, no litoral paulista, e a viagem de barco até o local leva algo em torno de 1h30. O PEMLS conta a parte emersa (acima do nível do mar), que compreende a laje de Santos e os rochedos conhecidos como Calhaus, além do ecossistema marinho na parte imersa.

Embora tenha nascido em Santos, Cida contou que não conhecia o parque e não fazia ideia da beleza do local. “Fiquei encantada. Mergulhei de snorkel [mergulho em águas rasas utilizando máscara]. Parece que você está mergulhando dentro de um aquário. É sensacional”, disse ela, sobre o passeio feito na segunda-feira (12).

Golfinhos da espécie pintado do Atlântico passando pelo Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. — Foto: Cida Coelho/ Reprodução



Ela mergulhou com filho, Thales Coelho, de 34 anos, e a nora, Barbara Bittar, de 30. Ambos, de acordo com Cida, já haviam vivido a experiência no Brasil e no exterior, mas, mesmo assim, também ficaram encantados com o que viram no litoral de SP.

O instrutor de mergulho e monitor ambiental do PEMLS, Lúcio Moreira Lima Júnior, de 48 anos, afirmou que na unidade de conservação podem ser vistos golfinhos e muito mais, como raias, tubarões, baleias e mais de 240 espécies de peixes.

O especialista explicou que o verão é uma época de grande reprodução entre os peixes, o aumenta a oferta de alimentos aos golfinhos e outros animais marinhos.

“O PEMLS conta com uma ‘explosão de vida’ no verão. Eles [golfinhos] passam pelas nossas águas fazendo migrações. O entorno do parque fica muito rico de alimentação para estes animais.”

O especialista destacou que os golfinhos costumam interagir com as embarcações. “É uma grande emoção vê-los na natureza e interagindo com o barco. Diminuímos a velocidade e eles seguem interagindo.”

Lúcio alerta que nadar com animais marinhos é uma prática proibida no Brasil. Sendo permitida apenas no caso de pesquisas e estudos.

“Se você estiver no mar e aparecer um grupo de baleias ou golfinhos, não há proibição, pois, você já estava na água. Mas, cair no mar ou nadar, propositalmente, para acompanhar esses animais é proibido no Brasil.” , finaliza.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motociclista-de-19-anos-morre-apos-colisao-frontal-com-motorista-sem-cnh-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Motociclista de 19 anos morre após colisão frontal com motorista sem CNH no litoral de SP

Um motociclista, de 19 anos, morreu após uma colisão frontal com um carro em Iguape, no litoral de São Paulo. Ao g1, a Polícia Civil informou que o motorista envolvido no acidente não apresentava sinais de embriaguez, mas não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava com a documentação do automóvel irregular. A Polícia Militar (PM) informou à equipe de reportagem que foi acionada para atender a ocorrência por […]

today13 de fevereiro de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%