O parque fica a 42km da costa de São Vicente, no litoral paulista, e a viagem de barco até o local leva algo em torno de 1h30. O PEMLS conta a parte emersa (acima do nível do mar), que compreende a laje de Santos e os rochedos conhecidos como Calhaus, além do ecossistema marinho na parte imersa.
Embora tenha nascido em Santos, Cida contou que não conhecia o parque e não fazia ideia da beleza do local. “Fiquei encantada. Mergulhei de snorkel [mergulho em águas rasas utilizando máscara]. Parece que você está mergulhando dentro de um aquário. É sensacional”, disse ela, sobre o passeio feito na segunda-feira (12).
Golfinhos da espécie pintado do Atlântico passando pelo Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. — Foto: Cida Coelho/ Reprodução
Ela mergulhou com filho, Thales Coelho, de 34 anos, e a nora, Barbara Bittar, de 30. Ambos, de acordo com Cida, já haviam vivido a experiência no Brasil e no exterior, mas, mesmo assim, também ficaram encantados com o que viram no litoral de SP.
O instrutor de mergulho e monitor ambiental do PEMLS, Lúcio Moreira Lima Júnior, de 48 anos, afirmou que na unidade de conservação podem ser vistos golfinhos e muito mais, como raias, tubarões, baleias e mais de 240 espécies de peixes.
O especialista explicou que o verão é uma época de grande reprodução entre os peixes, o aumenta a oferta de alimentos aos golfinhos e outros animais marinhos.
“O PEMLS conta com uma ‘explosão de vida’ no verão. Eles [golfinhos] passam pelas nossas águas fazendo migrações. O entorno do parque fica muito rico de alimentação para estes animais.”
O especialista destacou que os golfinhos costumam interagir com as embarcações. “É uma grande emoção vê-los na natureza e interagindo com o barco. Diminuímos a velocidade e eles seguem interagindo.”
Lúcio alerta que nadar com animais marinhos é uma prática proibida no Brasil. Sendo permitida apenas no caso de pesquisas e estudos.
“Se você estiver no mar e aparecer um grupo de baleias ou golfinhos, não há proibição, pois, você já estava na água. Mas, cair no mar ou nadar, propositalmente, para acompanhar esses animais é proibido no Brasil.” , finaliza.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)