G1 Mundo

Gordon Moore, cofundador da Intel e ‘profeta’ da tecnologia, morre aos 94 anos

today24 de março de 2023 4

Fundo
share close

Gordon Moore, cofundador da Intel, morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira (24), informou a empresa. Ele estava em sua casa no Havaí, rodeado pela família.

Moore e Robert Noyce fundaram a Intel em julho de 1968. Ele foi vice-presidente executivo até 1975, quando se tornou presidente. Em 1997, Moore tornou-se presidente emérito, deixando o cargo em 2006.

Durante sua vida, ele também se dedicou a projetos de conservação ambiental e ciência. Junto com sua esposa ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes desde sua fundação em 2000.



“Aqueles de nós que conheceram e trabalharam com Gordon serão para sempre inspirados por sua sabedoria, humildade e generosidade”, disse o presidente da fundação, Harvey Fineberg.

Além do papel de Moore na fundação de duas das empresas pioneiras de tecnologia do mundo, ele previu em 1965 que o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada ano – uma previsão que veio a ser conhecida como Lei de Moore.

A previsão de Moore foi feita três anos da criação da Intel e foi responsável por estimular pesquisas para a criação e melhoramento de chips de memória e processadores.

O investimento em pesquisas seguindo a Lei de Moore acabou levando a uma revolução na tecnologia. A criação do microprocessador da Intel, por exemplo, abriu portas para a evolução dos computadores pessoais (PCs) e estimulou a criação de outras tecnologias, como os smartphones.

Segundo a Intel, a Lei de Moore continua sendo aplicada até os dias de hoje.

Gordon Moore teve papel importante no desenvolvimento da tecnologia contemporânea — Foto: Intel Corporation




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

utah,-estado-dos-eua,-obriga-adolescentes-a-ter-autorizacao-dos-pais-para-usarem-redes-sociais

G1 Mundo

Utah, estado dos EUA, obriga adolescentes a ter autorização dos pais para usarem redes sociais

O impacto das redes sociais nas crianças tem sido objeto de um debate nos EUA. Os provedores de serviços são amplamente protegidos de responsabilidade sobre o conteúdo que está nas plataformas. VÍDEO: Veja orientações de psicólogos sobre uso das redes sociais por adolescentes Spencer Cox, o governador do estado de Utah, nos Estados Unidos, assinou na quinta-feira (23) duas leis que restringem o uso de redes sociais por menores. Os […]

today24 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%