G1 Mundo

Governo brasileiro condena ataque a consulado iraniano na Síria e pede ‘máxima contenção’

today4 de abril de 2024 8

Fundo
share close

Governo iraniano atribuiu a Israel a autoria do ataque ao prédio e pediu responsabilização no Conselho de Segurança da ONU. Itamaraty pediu respeito a representações diplomáticas.




Consulado do Irã na Síria é alvo de ataque

Consulado do Irã na Síria é alvo de ataque

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nesta quarta-feira (3) nota condenando o ataque realizado na segunda-feira (1) ao consulado do Irã em Damasco, capital da Síria.

O comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Reza Zahedi, em imagem de arquivo. — Foto: Reprodução/ Redes sociais

Israel não assumiu oficialmente ter sido responsável pelo ataque, mas fontes do governo do país ouvidas pelo jornal americano “The New York Times” confirmaram a autoria do ato.

Na nota, o governo brasileiro condenou o ataque, “que provocou mortes e ferimentos entre funcionários diplomáticos e consulares” e pediu respeito ao “princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares” previsto em convenções internacionais.

Local de prédio destruído em Damasco, na Síria, em 1º de abril de 2024 — Foto: Omar Sanadiki/AP

“O governo brasileiro lembra, ademais, que o respeito à soberania e à integridade territorial dos países é princípio basilar da Carta das Nações Unidas e exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção”, diz o documento.

O Itamaraty também manifestou preocupação com “a disseminação de focos de hostilidade na região, que podem resultar em consequências graves e imprevisíveis para a estabilidade no Oriente Médio.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-diz-que-ate-o-momento-nao-foram-identificadas-vitimas-brasileiras-no-terremoto-em-taiwan

G1 Mundo

Governo diz que até o momento não foram identificadas vítimas brasileiras no terremoto em Taiwan

Terremoto que atingiu o país asiático foi considerado forte e chegou a 7,4 na Escala Richter. Até a última atualização desta reportagem, haviam sido registradas 9 mortes e 946 pessoas feridas. O tremor, considerado forte, de magnitude 7,4 na Escala Richter, havia deixado nove mortos e mais de 946 feridos até a última atualização desta reportagem. Terremoto deixa ao menos nove mortos em Taiwan O Ministério das Relações Exteriores do […]

today4 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%