G1 Mundo

Governo chinês multa comediantes em mais de R$ 10 milhões por piada com o exército nacional

today17 de maio de 2023 12

Fundo
share close

O governo chinês impôs uma multa de 14,7 milhões de yuans, o equivalente a quase R$ 10,5 milhões, a um dos grupos de comédia mais conhecidos do país acusando-os de “prejudicar a sociedade” após uma piada comparando o exército nacional a cães de rua.

O Departamento de Cultura da China disse que irá multar o Shanghai Xiaoguo Culture Media Co. em 13,35 milhões de yuans e confiscaria 1,35 milhão do comediante Li Haoshi, o autor da piada.

Li se tornou viral nas mídias sociais chinesas no início desta semana, depois que um membro da audiência postou online a descrição de uma piada que ele havia feito em um stand-up ao vivo em Pequim em 13 de maio.



Na apresentação, Li contou ter visto dois cães de rua que ele adotou perseguindo um esquilo e disse que isso o lembrou da frase “ter um bom estilo de trabalho, ser capaz de lutar e vencer batalhas”, um slogan usado pelo presidente chinês Xi Jinping em 2013 para elogiar a ética de trabalho do exército nacional.

“Nunca permitiremos que nenhuma empresa ou indivíduo use a capital chinesa como palco para difamar intencionalmente a imagem gloriosa do exército”, disse o departamento cultural, acrescentando que a Xiaoguo Culture será impedida de realizar qualquer show futuro em Pequim.

Pessoas caminham na rua com máscaras em Pequim, na China, em 15 de fevereiro de 2023. — Foto: Mark Schiefelbein/ AP

Em resposta à multa, a Xiaoguo Culture culpou o incidente por “grandes brechas na administração” e disse que rescindiu o contrato de Li.

Fundada em Xangai em 2015, a popularidade da Xiaoguo Culture cresceu em sincronia com a adoção da comédia stand-up na China e é conhecida por elevar o perfil de centenas de comediantes locais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-presidente-frances-sarkozy-usara-tornozeleira-eletronica-apos-perder-recurso-em-caso-por-corrupcao

G1 Mundo

Ex-presidente francês Sarkozy usará tornozeleira eletrônica após perder recurso em caso por corrupção

A sentença é a mesma de uma condenação de 2021 contra Sarkozy, à qual ele havia recorrido. Nesta manhã, um tribunal de Paris decidiu negar o recurso. Sarkozy, político conservador que governou a França entre 2007 e 2012, se torna assim o primeiro ex-presidente da Quinta República francesa condenado à prisão. Ele poderá cumprir a pena com tornozeleira eletrônica. Sarkozy, de 68 anos, também perdeu os direitos políticos três anos. […]

today17 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%