G1 Mundo

Governo colombiano anuncia soltura de jovens presos em protestos em 2021

today5 de dezembro de 2022 19

Fundo
share close

Os jovens presos nos protestos de 2021 contra o governo do então presidente da Colômbia, Iván Duque, poderão responder em liberdade em troca de serviços comunitários, anunciou a atual administração nesta segunda-feira (5).

Cerca de 250 casos serão avaliados individualmente por uma comissão especializada e, em seguida, o presidente Gustavo Petro fará “um pedido de suspensão da prisão”, afirmou o ministro do Interior, Alfonso Prada.

“Não é anistia, não é indulto, não é perdão judicial. Os que se beneficiarem desta medida ficam vinculados judicialmente aos expedientes e vão enfrentar o destino que os juízes determinarem em sentença judicial”, disse o ministro.



A lei será regulamentada durante a semana, segundo o governo. Petro já afirmou que centenas de jovens serão declarados gestores de paz antes do Natal.

VÍDEO: Mais um dia de protestos marca conflitos na Colômbia

VÍDEO: Mais um dia de protestos marca conflitos na Colômbia

Sem explicar as tarefas que os beneficiários da medida terão que cumprir, o ministro da Justiça, Néstor Osuna, garantiu que deverão trabalhar pela reconciliação e convivência dos colombianos, sob vigilância “do cumprimento destes compromissos”.

A medida responde a uma promessa de campanha de Petro, que apoiou abertamente o movimento de contestação ao então presidente de direita Iván Duque (2018-2022), quando milhares de jovens e representantes de setores vulneráveis foram às ruas em 2019, 2020 e 2021.

Os protestos mais violentos ocorreram no ano passado em repúdio ao aumento dos impostos proposto pelo governo para amenizar os efeitos da pandemia na economia, e que acabou arquivado por pressão popular.

Segundo a ONU, 46 pessoas, entre civis e policiais, morreram nos distúrbios.

De acordo com dados até 28 de novembro, 155 pessoas estão detidas por ocorrências relacionadas aos protestos e apenas nove já foram condenadas.

Os crimes pelos quais são investigadas são homicídio, tortura, terrorismo, dano ao patrimônio e furto, entre outros.

O governo ainda não decidiu se a medida também beneficiará os já condenados ou membros das forças públicas também envolvidos em crimes.

A oposição é contrária à iniciativa.

“Terroristas como esses são perdoados com a desculpa de torná-los gestores de paz. A Colômbia tem memória e sabe o que significava o terrorismo urbano”, afirmou a senadora Maria Fernanda Cabal, do Centro Democrático.

Organizações internacionais denunciaram o uso excessivo da força na repressão aos protestos por parte da polícia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

um-dos-principais-youtubers-da-franca-e-investigado-por-estupro-e-corrupcao-de-menores

G1 Mundo

Um dos principais youtubers da França é investigado por estupro e corrupção de menores

Norman Thavaud, um dos principais youtubers franceses, foi colocado em prisão provisória, nesta segunda-feira (5), acusado de corrupção de menores e estupro. Uma investigação contra o produtor de vídeos foi aberta pela Unidade de proteção de menores da polícia de Paris, após denúncias feitas por várias seguidoras.  A procuradoria de Paris confirmou a prisão de Norman, do canal do Youtube "Norman fait des vidéos" (Norman faz vídeos), terceiro da França, […]

today5 de dezembro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%