G1 Mundo

Governo da Espanha: Estamos orgulhosos de ser um país que persegue o racismo

today23 de maio de 2023 10

Fundo
share close

Porta-voz negou críticas de que instituições do país não agem para punir casos de racismo. Só Vinicius Jr. foi alvo de pelo menos dez deles.


Vinícius Júnior imita o abuso dirigido a ele por um torcedor no jogo Valencia x Real Madrid, em 21/05/2023 — Foto: Reuters



O governo espanhol rebateu nesta terça-feira (23) críticas de não ter agido para punir casos de racismo no país.

Desde que o jogador brasileiro Vinicius Jr foi alvo de novos insultos racistas, durante um jogo de seu time, o Real Madrid, contra o Valencia no domingo (21), a postura da Espanha diante de casos de racismo vem sendo criticada.

A porta-voz do governo do país, Isabel Rodríguez, disse que as instituições espanholas “perseguem” casos do tipo.

“Nos sentimos bem orgulhosos em ser um país no qual as normas perseguem esse tipo de comportamento, no qual as forças de segurança e instituições judiciais atuam em consequência e no qual condenamos comportamentos racistas e quem os justifica”, declarou.

Só Vinícius Jr., por exemplo, foi vítima em pelo menos dez episódios de racismo desde 2021. Na maior parte deles, os casos foram arquivados ou nem chegaram a ter uma investigação aberta.

O caso chegou à Procuradora-geral da Espanha apenas por uma denúncia privada feita pelo Real Madrid, clube de Vinicius Jr.

Polícia prende três suspeitos que fizeram gestos racistas contra o jogador Vinicius Jr.

Polícia prende três suspeitos que fizeram gestos racistas contra o jogador Vinicius Jr.

No início da manhã, a Polícia Nacional da Espanha anunciou a detenção de quatro pessoas suspeitas de estarem envolvidas com a colocação do boneco que representava o atacante Vini Jr. enforcado sob uma ponte de Madri, em janeiro de 2023.

Poucas horas depois, policiais prenderam três torcedores do Valencia identificados pelo clube como os autores dos insultos feitos ao brasileiro durante o jogo do clube valenciano contra o Real Madrid no domingo.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-da-russia-estende-ate-30-de-agosto-prisao-de-jornalista-americano-do-‘wall-street-journal’

G1 Mundo

Justiça da Rússia estende até 30 de agosto prisão de jornalista americano do ‘Wall Street Journal’

Se Evan Gershkovich for considerado culpado, pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão. O jornalista dos EUA Evan Gershkovich, preso na Rússia acusado de espionagem, comparece a tribunal de Moscou, em 18 de abril de 2023. — Foto: Alexander Zemlianichenko/ AP A Justiça da Rússia prorrogou por três meses, nesta terça-feira (23), a prisão preventiva do jornalista americano Evan Gershkovich, do "The Wall Street Journal", detido […]

today23 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%