G1 Mundo

Governo dos EUA culpa gestão Trump por saída caótica de exército americano do Afeganistão em 2021

today7 de abril de 2023 10

Fundo
share close

O governo dos Estados Unidos fez uma análise sobre a saída das tropas do Afeganistão, em 2021, e, no texto, afirma que a culpa pela forma caótica que os soldados deixaram o país foi culpa do ex-presidente Donald Trump.

Segundo o texto, o atual presidente, Joe Biden, estava severamente limitado pelas ações de seu antecessor. Para a gestão atual, a saída das tropas deveria ter se iniciado antes.

O governo dos EUA divulgou um resumo de 12 páginas da avaliação das políticas relacionadas ao fim da guerra no Afeganistão em que assume poucas responsabilidades.



Soldados do Talibã comemoram um ano da saída dos Estados Unidos do Afeganistão — Foto: Ebrahim Noroozi/AP

A maior parte da análise foi transmitida em particular ao Congresso e é altamente sigilosa.

“As escolhas do presidente Biden sobre como executar uma retirada do Afeganistão foram severamente limitadas pelas condições criadas por seu antecessor”, afirma o resumo da Casa Branca. O texto diz que que quando Biden assumiu o cargo, “o Talibã estava na posição militar mais forte que já havia estado desde 2001, controlando quase metade do país”.

O relatório critica as avaliações excessivamente otimistas da comunidade de inteligência sobre a disposição do exército afegão de lutar e diz que Biden seguiu as recomendações dos comandantes militares para o ritmo da retirada das forças americanas.

O relatório diz que, como resultado da experiência no Afeganistão, a política dos EUA foi ajustada para acelerar as retiradas quando as condições de segurança estiverem se deteriorando.

“Agora priorizamos retiradas antecipadas quando enfrentamos uma situação de segurança degradante”, disse o governo dos EUA, citando a Ucrânia e a Etiópia como exemplos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-e-acusado-na-australia-por-levar-ornitorrinco-de-trem-para-shopping;-veja-video

G1 Mundo

Jovem é acusado na Austrália por levar ornitorrinco de trem para shopping; veja vídeo

A polícia informou que acusou o jovem nesta quinta-feira (6). O acusado tem 26 anos, e, acompanhado de uma mulher, foi visto em um trem com um ornitorrinco enrolado em uma toalha. O homem deverá comparecer a um tribunal da Justiça no sábado (8). Ele é acusado de remover o mamífero de seu habitat natural, no norte do estado de Queensland. "O casal foi visto mostrando o animal ao público […]

today7 de abril de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%