G1 Mundo

Grupo anti-LGBTQIA+ interrompe Festival do Orgulho na Geórgia; vídeo

today8 de julho de 2023 2

Fundo
share close

Cerca de 2 mil pessoas anti-LGBTQIA+ interromperam um festival do Orgulho em Tbilisi, capital da Geórgia, neste sábado (8). Elas brigaram com a polícia e destruíram adereços, incluindo bandeiras de arco-íris e cartazes, segundo a Reuters. Não há relatos de feridos.

Um vídeo mostra o grupo tentando quebrar barreiras da polícia no festival. Eles levaram uma faixa na qual estava escrito “Pare de promover propaganda homossexual na Geórgia” e queimaram cartazes de participantes do festival, incluindo um onde se lê “espaço de direitos humanos” (veja acima).

Os organizadores acusaram as autoridades de conspirar ativamente com os manifestantes para interromper o festival, mas um ministro do governo disse que foi um evento difícil de policiar, pois foi realizado em uma área aberta, perto de um lago.



“Os manifestantes conseguiram encontrar maneiras de entrar na área do evento, mas conseguimos retirar os participantes e organizadores do evento”, disse o vice-ministro do Interior, Alexander Darakhvelidze, a repórteres.

“Ninguém foi ferido durante o incidente e a polícia agora está tomando medidas para estabilizar a situação.”

Grupo anti-LGBTQIA+ levou cartaz a festival do Orgulho na Geórgia — Foto: REUTERS/MTAVARI ARXI

A diretora do Tbilisi Pride confirmou à Reuters que todos os participantes do evento foram levados de ônibus para um local seguro, mas criticou o policiamento das autoridades do evento, que ela disse ter sido realizado de maneira privada pelo segundo ano consecutivo para reduzir o risco de tais protestos violentos.

Mariam Kvaratskhelia disse que grupos de extrema-direita incitaram publicamente a violência contra ativistas LGBTQIA+ nos dias que antecederam o evento, e que a polícia e o Ministério do Interior se recusaram a investigar.

“Eu definitivamente acho que isso (a interrupção) foi uma ação pré-planejada e coordenada entre o governo e os grupos radicais… Achamos que esta operação foi planejada para sabotar a candidatura da Geórgia à UE”, disse ela.

A polícia e o governo não puderam ser imediatamente contatados para comentar suas acusações.

Grupo anti-LGBTQIA+ interrompe festival do Orgulho na Geórgia — Foto: REUTERS/MTAVARI ARXI




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-colombia,-lula-diz-que-paises-com-floresta-amazonica-podem-assumir-compromisso-de-zerar-desmatamento-ate-2030

G1 Mundo

Na Colômbia, Lula diz que países com floresta amazônica podem assumir compromisso de zerar desmatamento até 2030

A declaração foi durante viagem à Leticia, na fronteira com o Brasil, para o encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano. O evento também contou com a participação do presidente colombiano, Gustavo Petro, que convidou Lula para o evento. Foi a primeira viagem de Lula à Colômbia neste terceiro mandato. O encontro serviu de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e […]

today8 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%