G1 Mundo

Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza e aguarda retorno para o Brasil; veja caminho previsto

today12 de novembro de 2023 8

Fundo
share close

Após mais de um mês de espera, um grupo de 32 pessoas, que estava na Faixa de Gaza, chegou ao Egito na manhã deste domingo (12) e deve embarcar para o Brasil nesta segunda-feira (13), segundo o governo federal.

O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros, todos estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

A saída de Gaza começou na manhã deste domingo (12) quando o grupo se deslocou para o controle migratório palestino da região. Depois, de acordo com informações do Itamaraty, os brasileiros saíram do local e seguiram para a estação do Egito (2 km de percurso de ônibus). Lá foram recepcionados pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo e submetidos aos trâmites migratórios de entrada naquele país.



Após passar pela imigração, a previsão é de que os brasileiros almocem e depois sigam viagem para o Cairo, capital do Egito. O transporte será feito em veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito e deve durar cerca de seis horas.

Uma aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, aguarda a chegada dos brasileiros em uma base aérea localizada próximo ao Cairo.

A previsão é de que o grupo durma neste domingo no Egito para descansar e se alimentar. Segundo o Itamaraty, o voo da FAB deve decolar na manhã desta segunda.

Quando chegarem ao Brasil, a expectativa é de que os brasileiros sigam direto para Brasília, onde serão recepcionados por autoridades locais. No local também será montado um posto da Receita Federal e da Polícia Federal (PF) para recebe-los.

Inicialmente, os brasileiros devem ficar dois dias no alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) para se recuperar. A partir daí aqueles que tiverem família no Brasil seguirão para suas casas. Outros poderão ser levados para um alojamento no interior de São Paulo.

O presidente Lula (PT) parabenizou o Itamaraty e a FAB pela atuação na Operação Voltando em Paz, que busca brasileiros vítimas do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza.

Mapa mostra como será o caminho dos brasileiros até o Egito — Foto: Kayan Silva/g1

  • Grupo deixou as cidades de Khan Younis e Rafah, na região Sul da Faixa de Gaza.
  • Brasileiros se deslocaram para o controle migratório palestino de Gaza.
  • Grupo entrou no Egito e foi recebido pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo;
  • Grupo foi submetido a controle migratório para entrar no Egito.

  • Grupo deve ser levado por veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito até o Cairo;
  • Brasileiros embarcam na aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República;
  • Voo chega a Brasília.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidadaos-de-40-paises-ja-tiveram-permissao-para-deixar-faixa-de-gaza;-veja-lista

G1 Mundo

Cidadãos de 40 países já tiveram permissão para deixar Faixa de Gaza; veja lista

Veja abaixo as nacionalidades dos 3.886 cidadãos de Gaza resgatados até agora. Países com cidadãos resgatados da Faixa de Gaza — Foto: Arte/g1 "O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", afirmou o órgão. Inicialmente, o grupo tinha 34 nomes, mas uma mulher de 50 anos […]

today12 de novembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%