G1 Mundo

Grupo de parlamentares do Peru pedem impeachment da presidente Dina Boluarte

today26 de janeiro de 2023 9

Fundo
share close

A moção foi assinada por mais de 20 parlamentares, mas precisa ser aprovada por pelo menos 52 para ser votada no Congresso.


Nova presidente do Peru, Dina Boluarte, durante discurso para a população em 12 de dezembro. — Foto: REUTERS



Parlamentares do Peru apresentaram nesta quarta-feira (25) uma moção que pede o impeachment da presidente Dina Boluarte, de acordo com documento obtido pela Reuters.

A medida ocorre em meio a violentos protestos que tomaram as ruas do país após o impeachment e a prisão de seu antecessor, o ex-presidente Pedro Castillo, que deixaram dezenas de mortos.

Dina Boluarte chegou ao poder depois que o Congresso aprovou o impeachment de Castillo. Ele foi destituído após uma tentativa de dissolver o Legislativo e decretar estado de exceção e toque de recolher no Peru, que não obteve o apoio do exército, Judiciário ou Legislativo.

A medida do ex-presidente visava impedir a conclusão da votação do seu processo de impeachment no Congresso. Aquele foi o terceiro processo que Castillo enfrentou em um ano e meio de poder, além de ser investigado em vários processos.

A moção, que foi assinada por mais de 20 parlamentares de esquerda que apoiam Castillo, segundo a Reuters, deve ser aprovada por 52 votos antes de poder ser debatida no Congresso.

Os manifestantes querem a renúncia de Boluarte, o fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de Castillo.

Também houve marchas que pedem o fim da agitação política.

Grupos de direitos humanos acusam as autoridades de usar armas de fogo contra os manifestantes e de usar helicópteros para jogar bombas de fumaça.

O exército afirma que os manifestantes usaram armas e explosivos caseiros.

Em 10 de janeiro, a Procuradoria do Peru afirmou que começou a investigar Boluarte e pessoas do governo dela por “genocídio, homicídio qualificado e ferimentos sérios” relacionados à reação aos protestos.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-aviao-congoles-escapa-por-pouco-de-missil-de-ruanda

G1 Mundo

VÍDEO: Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda

Autoridades ruandesas disseram que caça havia invadido espaço aéreo do país, o que foi negado pela República Democrática do Congo. Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda As forças de Ruanda dispararam na terça-feira (24) contra um caça a jato da República Democrática do Congo (RDC). O momento em que o míssil quase atingiu a aeronave foi registrado e compartilhado por testemunhas na cidade fronteiriça de Goma, na […]

today26 de janeiro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%