G1 Santos

Grupo Tribuna lança compromissos com agenda ESG

today26 de setembro de 2023 1

Fundo
share close

No âmbito ambiental, representado pela letra ‘E’ do ESG, o grupo investiu em melhorias na sua sede, situada na Rua João Pessoa. O objetivo foi ampliar a utilização de fontes de energia limpa e minimizar o impacto do descarte inadequado de resíduos. Foram instalados 68 módulos de painéis solares com a finalidade de capturar e aproveitar, de maneira sustentável, a energia solar.

Adicionalmente, a empresa instalou, na área externa, totens de recarga para veículos elétricos, incentivando visitantes e colaboradores a optar por esta modalidade de transporte mais sustentável.

Internamente, copos d’água de papel começaram a ser utilizados, reduzindo assim o consumo diário de plástico.



Incentivo social aos colaboradores

Mensalmente, o grupo promove palestras e workshops sobre temáticas sociais, visando conscientizar sua equipe. Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna, enfatiza que a harmonia e o respeito mútuo são fundamentais para estabelecer um ambiente de trabalho produtivo e saudável. “A Tribuna leva o ESG muito a sério. Consolidamos essa iniciativa nos últimos dois anos e estamos desenvolvendo um projeto ambicioso”, declarou Roberto.

Vídeo mostra as ações que o Grupo Tribuna adota para aperfeiçoar o ESG na empresa — Foto: Reprodução

O diretor-presidente também destacou o compromisso do grupo em apoiar e dar visibilidade a empresas da região que contribuem para a sustentabilidade da Baixada Santista.

Buscando total transparência em suas ações, o sistema de compliance do Grupo Tribuna é aberto ao público. Airton Vasconcellos, diretor executivo do grupo, explica que o sistema está em vigor há quase uma década e é constantemente atualizado conforme alterações no código de ética.

Eventuais condutas inadequadas dentro da empresa podem ser reportadas por meio desse sistema.

Visando integrar plenamente os princípios ESG em todas as suas atividades, o Grupo Tribuna tem também direcionado esforços para tornar seus eventos mais sustentáveis sob o ponto de vista ambiental.

Uma iniciativa notável acontece nos 10KM Tribuna FM, a maior corrida nesta categoria no Brasil. Com foco ambiental, as camisetas da prova que vão dentro dos kits dos participantes são agora entregues com cintas de papel, substituindo o saco plástico utilizado até o ano passado. Essa prática também será usada nas demais provas do grupo.

Adicionalmente, os copos d’água distribuídos durante os 10 KM são totalmente reciclados. Na edição de 2023, impressionantes 123 mil copos foram coletados e destinados à reciclagem.

De acordo com Marcos Clemente Santini, diretor-presidente de A Tribuna, os próximos troféus para os primeiros colocados das provas serão feitos com madeira reciclada.

Arminda Augusto, gerente de projetos do Grupo Tribuna, revelou que a empresa contratou uma assessoria para auxiliar o grupo com a temática ambiental do ESG. Segundo ela, até as métricas serem todas avaliadas e as metas estipuladas, muito trabalho ainda haverá pela frente, de forma contínua e sempre buscando envolver toda a corporação.

“A partir destas constatações, estabelecemos um cronograma mínimo em conjunto com todos os nossos colaboradores para avançarmos”, afirmou.

Uma das novidades lançadas no primeiro encontro da Agenda ESG foi a parceria feita com a Cooperdique, uma cooperativa de costureiras instalada na Vila Gilda, bairro de grande vulnerabilidade social de Santos. As lonas provenientes de eventos anteriores promovidos pelo Grupo Tribuna foram encaminhadas para a cooperativa, que confeccionou uma centena de sacolas com esse material, distribuídas como brindes ao público que compareceu ao primeiro evento deste ano.

Processo de confecções das sacolas — Foto: Reprodução

Além de evitar que esse material fosse descartado, a iniciativa permitiu a geração de renda para as costureiras da cooperativa, além de dar visibilidade ao trabalho do grupo. “Muitas empresas da região também utilizam essas lonas em eventos internos e externos, e agora poderão seguir o mesmo exemplo e transformar o material que seria descartado em oportunidade de geração de renda a essas mulheres”, disse a gerente de projetos do Grupo Tribuna.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agenda-esg:-primeiro-encontro-debate-transicao-energetica-e-descarbonizacao

G1 Santos

Agenda ESG: Primeiro encontro debate transição energética e descarbonização

O primeiro fórum da Agenda ESG, realizada pelo Grupo Tribuna, aconteceu na última terça-feira (19). Com mediação de Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais e fundador da GO Associados, e Arminda Augusto, gerente de projetos e relações institucionais do Grupo Tribuna, o tema central foi “Mudanças climáticas e a transição para uma economia limpa”. Sob o título ‘O poder de transformar pela sustentabilidade’’, profissionais […]

today26 de setembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%