G1 Mundo

Guarda nacional dos EUA suspeito de vazar documentos do Pentágono será preso

today13 de abril de 2023 5

Fundo
share close

Jack Teixeira liderava o Thug Shaker, um grupo online onde cerca de 20 a 30 pessoas compartilhavam seu amor por armas, memes racistas e videogames.


Imagem aérea do Pentágono, em foto de 12 de fevereiro de 2009 — Foto: AP Photo/Charles Dharapak



O guarda aéreo nacional Jack Teixeira, suspeito de vazar documentos altamente confidenciais dos EUA, será preso nesta quinta-feira (13) em Massachusetts, disse uma fonte familiarizada com a situação à agência de notícias Reuters.

A fonte, que falou sob condição de anonimato, não deu mais detalhes. O FBI não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a evolução da investigação.

De acordo com o “New York Times”, autoridades federais iniciaram buscas na casa da mãe de Teixeira, mas, por enquanto, ainda não houve uma prisão.

O jornal também informou que o líder de um grupo online onde os documentos secretos foram postados é membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.

EUA afirmam que muitas das informações que aparecem nos documentos vazados da inteligência americana são falsas

EUA afirmam que muitas das informações que aparecem nos documentos vazados da inteligência americana são falsas

Jack Teixeira, o guarda nacional de 21 anos, liderou o Thug Shaker Central, um grupo online onde cerca de 20 a 30 pessoas compartilhavam seu amor por armas, memes racistas e videogames, disse o Times, citando entrevistas e documentos analisados.

O Departamento de Justiça abriu uma investigação criminal formal na semana passada e o Pentágono está avaliando os danos causados pelo que pode ser a divulgação mais prejudicial de informações confidenciais dos EUA em anos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse ainda nesta quinta-feira que os investigadores estavam se aproximando da origem do vazamento.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trump-comparece-de-novo-a-justica-em-nova-york

G1 Mundo

Trump comparece de novo à Justiça em Nova York

O ex-presidente americano Donald Trump volta a comparecer à Justiça nesta quinta-feira (13), para ser interrogado em um caso de fraude em sua empresa Trump Organization, uma semana após seu indiciamento em outro processo criminal. Neste caso civil, a procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James, está instaurando um processo contra Donald Trump e três de seus filhos, dos quais reclama 250 milhões de dólares (em torno de 1,22 […]

today13 de abril de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%