G1 Santos

Guarujá adere ao Facilita SP para simplificar os processos para os empresários locais; entenda

today20 de abril de 2024 2

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, aderiu ao Programa Facilita SP, que busca simplificar os processos para os empresários locais. A ferramenta, do Governo do Estado, tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios.

A iniciativa será conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de (Sedep) e foi regulamentada no Decreto Municipal 16.031/24, publicado na edição do Diário Oficial do Município de 5 de abril. Agora, Guarujá receberá treinamento sobre o programa.

Direcionado e empresários e empreendedores quem queiram abrir um novo negócio ou para quem já tem um negócio aberto, o Facilita SP tem como meta garantir a liberdade do cidadão a desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir com menor interferência estatal.



O programa é formado por quatro etapas:

  1. Legislação
  2. Criação de comitê para analisar e expandir o número de atividades econômicas de baixo risco dispensadas de licenças e alvarás;
  3. Portal Integrador, plataforma para simplificação da entrada de dados em um canal digital único, garantindo acesso fácil;
  4. Engajamento dos municípios, a desenvolver um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos empreendedores e empresários, com adequação normativa e integração tecnológica.

O Facilita SP classifica as atividades econômicas em categorias de baixo, médio e alto risco. Para iniciar suas operações, as atividades consideradas de baixo risco não necessitarão de licenças e alvarás para iniciar suas operações, e as de risco moderado, poderão ser inspecionadas posteriormente, garantindo a continuidade dos negócios. Já as de alto risco continuarão a exigir vistorias prévias, assegurando a conformidade com as normativas aplicáveis.

Em 2023, Guarujá foi considerada uma das melhores cidades para empreender, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). Na pesquisa feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Governo Federal, a cidade, que ocupava a 83ª colocação em 2022 subiu, em 2023, para a posição 77ª, a melhora mais expressiva da Baixada Santista, conforme a Enap.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entregador-de-gas-atropelado-por-criminosos-sofreu-fraturas-na-coluna:-‘temi-pela-minha-vida’;-video

G1 Santos

Entregador de gás atropelado por criminosos sofreu fraturas na coluna: ‘temi pela minha vida’; VÍDEO

O assalto aconteceu na Avenida Mário Covas Junior. Os bandidos invadiram uma casa de veraneio e abordaram a família no imóvel. Na fuga, os suspeitos atropelaram Leandro na Estrada da Cachoeira, também na cidade. A Polícia Civil já identificou dois dos quatro envolvidos. Leandro disse ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-socorro Central da cidade e, em seguida, foi transferido ao Hospital Regional de […]

today20 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%